quinta-feira, outubro 27, 2011

Antropoceno, um novo período geológico?


Crédito da imagem: http://olhardepassaro.files.wordpress.com/2011/03/oxygen-cylinder-tree.gif

As eras geológicas são demarcadas pela constituição das rochas ou pela extinção/surgimento de espécies. Cada uma delas durou bilhões ou milhões de anos, de acordo com classificações elaboradas por estratigrafistas. O ser humano apareceu há 150 mil anos, conforme tabela geológica.
Desde que surgiu no planeta, o homem vem realizando modificações em sua estrutura. Com o advento da Revolução Industrial, por volta de 300 anos atrás, essas modificações vem se acelerando.
Em virtude disso, o Prêmio Nobel em Química de 1995, professor Paul J. Crutzen sugeriu que nomeássemos a época atual da tabela geológica de Antropoceno, pelo fato de os seres humanos serem considerados uma força geológica, tal a capacidade de exercer modificações em grande escala no planeta, na sua atmosfera e nos ecossistemas em geral.
É um vislumbre triste para nossa espécie, pois de criadora passou a destruidora. O IPCC indica que as intensas modificações que vem ocorrendo por conta da emissão de gás carbônico na atmosfera para sustentar nosso conforto estão destruindo o planeta. Os seres humanos vêm dizimando de forma vertiginosa os recursos naturais, como água, minérios, o solo e até o ar que respiramos.
Em outras palavras, a ordem não é o homem, mas o sistema de suporte de vida do nosso planeta. É o todo da vida, do qual nós fazemos parte. Nós somos parte do todo, e não gerenciadores do todo. É o resultado do coletivo das nossas ações que está nos destruindo, porque as nossas ações vão além dos limites que o mundo nos reservou.
O aumento da média da temperatura global ocasionada pelo desmatamento, a superpopulação, a extinção de espécies e os diversos tipos de poluição vem afetando sobremaneira a dinâmica do planeta. O homem vem lançando na atmosfera mais carbono que os vulcões e arrastando sedimentos com mais facilidade que os rios, os desabamentos e as enchentes. Dessa forma, precisamos reconhecer o homem como o principal causador destas destruições.
Diferente de outros tempos, hoje dispomos de dois aliados: a informação e a tecnologia. A informação é poderosa na medida em que ajuda a difundir por diversos meios sobre esses estragos e como minimizá-los, já que no meu entender reverter é impossível. A tecnologia permite pesquisar e implantar estratégias que permitam um ambiente mais sustentável para todos. É preciso uma tomada de consciência urgente, ou seremos os próximos seres extintos dessa tabela geológica.

Para saber mais: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2011/06/22/antropoceno-cientistas-proclamam-que-estamos-no-nascimento-de-uma-nova-era-geologica/

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...