terça-feira, outubro 25, 2011

Bolero de ravel



Crédito da imagem: http://sonsepautas.blogspot.com/2011/01/ostinatos.html


Navegando, encontrei este vídeo de 2010 e não podia deixar de compartilhar. A apresentação vem precedida desta informação:

"Nesta semana, cerca de 1.500 presos filipinos voltaram às manchetes mundiais ao dançar novamente a coreografia “Thriller” imortalizada por Michael Jackson nos anos 1980. Mas o sucesso da homenagem ao rei do pop foi ofuscado por outra coreografia, exibida a cerca de 1.600 km de distância dali. Um grupo de 20 robozinhos dançava, em perfeita sincronia, o Bolero de Ravel. Os robôs participavam da Shangai World Expo 2010, na China, e iam para Singapura para participar do mundialde futebol de robôs.

Criados pela empresa francesa Aldebaran Robotics, os pequenos NAO pesam cerca de 4 kg, têm 58 cm de altura e uma liberdade de movimentos nos braços, pernas, quadris e pescoço jamais vista em robôs humanoides. A coreografia mostra bem isso. Os robôs NAO têm 25 graus de liberdade – um grau de liberdade é o movimento feito por uma única junta, por isso, eles são capazes de executar uma ampla variedade de movimentos, como andar, sentar, ficar de pé, dançar, evitar obstáculos, chutar, medir objetos, deitar, agachar…"


                         
             

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...