sexta-feira, janeiro 13, 2012

Revista Veja coloca Santo André como exemplo de gestão de resíduos sólidos do país


Crédito da imagem: http://josuemoura.blogspot.com/2011/10/2-forum-sobre-politica-de-residuos.html

Reportagem enaltece trabalho realizado pelo Semasa

Exemplo para o Brasil. É assim que a revista Veja da semana de 28/10 a 04/11 de 2011 destaca a gestão de resíduos sólidos de Santo André, realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

A publicação trouxe um levantamento em que aponta a cidade andreense como a primeira colocada no ranking de coleta de lixo do país, sendo 100% do município atendido com o programa, ou seja, os 31 caminhões realizam a coleta de resíduos orgânicos e secos porta-a-porta.

A reportagem dá destaque para o Aterro Sanitário de Santo André como modelo de eficiência. Cabe ressaltar que é o único administrado pela municipalidade na região do ABC. Ali são recebidos os resíduos úmidos recolhidos na cidade e promovida a destinação final destes, por meio de aterramento controlado. Licenciado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo), o aterro, gerido pelo Semasa, conta com moderno sistema de captação de chorume e eliminação de gás metano.

A matéria da revista destaca o trabalho também realizado por meio da URA (Unidade de Resposta Audível) do Semasa, em uma campanha que informava a todos os moradores, via telefone, o dia e horário da coleta em seu bairro. Dessa maneira o munícipe se mantém atualizado e pode separar e dispensar o lixo corretamente.

A coleta em Santo André ocorre em dias alternados, sendo três vezes por semana direcionada aos resíduos úmidos e uma vez por semana para os recicláveis. A reportagem cita o trabalho realizado pelas duas cooperativas de reciclagem da cidade, CoopCicla e Cidade Limpa, que são responsáveis por triar os materiais coletados e depois comercializá-los, gerando renda aos cooperados.

O programa de coleta seletiva foi implantando pelo Semasa em 2000 e, além da coleta por caminhões, a autarquia também disponibiliza 15 Estações de Coleta espalhadas pela cidade e aptas a receber os resíduos recicláveis, além de entulho, restos de pequenas construções, podas de árvores, móveis velhos e lixo eletrônico, entre outros materiais.

Fonte:  http://www.meiofiltrante.com.br/noticias.asp?id=12185&action=detalhe

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...