sexta-feira, janeiro 13, 2012

O relógio mais famoso do mundo


Crédito da imagem: http://travellhappyland.blogspot.com/2011/10/clock-is-prominent-near-houses-of.html

Localizado no Palácio de Westminster, na Inglaterra, numa torre com nove metros de diâmetro, 70 de altura e pesando cerca de 13 tonelads, o Grande Relógio de Westminster, mais conhecido como Big Ben, é um dos relógios mais famosos e charmosos do mundo. Foi construído em 1858, juntamente com a Torre do Palácio que preserva em seu formato um tradicional sino, com três metros de diâmetro e 13,5 toneladas, responsável por informar a população ao término de cada hora com toque capaz de acordar a cidade inteira.
Apesar de soar estranho à população no início, o Big Ben tornou-se símbolo mundial devido ao fato de sua imagem reforçar a simbologia sobre a preocupação exacerbada dos ingleses no cumprimento de horários e compromissos. A expressão "pontualidade britânica" foi consolidada pelo surgimento do relógio, fazendo com que os ingleses passassem a utilizá-lo como instrumento diário e importante não só para a visualização das horas, mas no compromisso em não chegar atrasado.
Com isso, o Big Ben tornou-se o principal ponto turístico da Inglaterra e é considerado um dos primeiros locais que abrigam marcadores de horas, localizados nas metrópoles, e acoplado a torres de prédios. Sua idealização aconteceu em 1844 quando o Parlamento Inglês decidiu que os prédios do Governo Britânico incorporariam, em suas torres, relógios em formato de ferro fundido para identificação das horas. O que era para ser um simples relógio, tornou-se um dos maiores sinos instalados em prédios da Inglaterra e símbolo do patrimônio inglês.

Fonte: jornal esser www.esser.com.br

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...