quinta-feira, janeiro 05, 2012

Como o tempo mudou o rumo da História


Crédito da imagem: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202208-5602,00.html


Derrotados pela chuva


Um evento decisivo na História mundial seriamente afetado pelo tempo foi a Batalha de Waterloo, em 1815. A História relata que, em poucas horas, mais de 70 mil homens foram mortos ou feridos no campo de batalha de Waterloo, uns 20 quilometros ao sul de Bruxelas, Bélgica. O duque britânico de Wellington escolheu o campo de batalha e ocupou a parte elevada. Apesar de o exército francês de Napoleão ser mais numeroso que o de Wellington, Napoleão precisava derrotar o inimigo antes do anoitecer, porque Wellington receberia reforços do exército prussiano naquela noite. Novamente, porém, o tempo interferiu de maneira decisiva.
Uma chuva torrencial caiu na noite anterior a batalha. A maioria dos soldados se lembrava daquela noite como  a pior de suas vidas. Embora alguns tenham conseguido montar pequenas barracas, um soldado lamentou que as camas estavam tão molhadas que pareciam estar no fundo de um lago. O solo, saturado pelas chuvas, parecia um pântano. Para garantir uma derrota rápida sobre Wellington, Napoleão pretendia iniciar seu ataque assim que começasse a clarear. Mas só conseguiu fazer isso horas depois.
O principal motivo do atraso foram as condições do solo, que precisava secar um pouco antes de a batalha começar. Além disso, a lama atrapalhou por dois motivos o desempenho dos canhões - armamento muito usado por Napoleão. Primeiro, porque a dificuldade de manobrar essas armas pesadas na lama reduziu o alcance dos disparos. Segundo, porque a idéia era que as bolas dos canhões ricocheteassem no chão, causando assim mais danos às tropas de Wellington. Mas não foi isso que aconteceu, pois o solo lamacento absorvia boa parte do imapcto. O resultado foi desastroso para Napoleão e suas tropas. Assim, por causa das péssimas condições climáticas, o exército de Napoleão foi derrotado, e ele exilado.
Nesse caso, fica evidente que o tempo teve um impacto decisivo sobre esse evento que abalou o mundo. E esse resultado, por sua vez, desempenhou um papel vital no surgimento do Império Britânico.


Leia o texto completo à página 24 de  http://www.youblisher.com/p/138284-Despertai-junho-de-2011/

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...