terça-feira, novembro 27, 2012

Scielo livros

http://pagina13.org.br/

Com o objetivo de auxiliar na difusão da produção acadêmica nacional, o Portal SciELO Livros  disponibiliza ao público livros acadêmicos on-line. A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), que está em fase de comemoração dos seus 20 anos de existência, é uma das editoras associadas ao Portal SciELO Livros.
A iniciativa pretende aumentar a visibilidade, o acesso, o uso e o impacto de pesquisas, ensaios e estudos realizados, principalmente, na área de ciências humanas, cuja maior parte da produção acadêmica é publicada na forma de livros.
Além das obras com acesso aberto e gratuito, o portal SciELO Livros também possui uma área na qual será possível ao usuário comprar outras obras das editoras integrantes do projeto no formato e-book.
As obras publicadas pelo SciELO Livros seguem padrões internacionais e são selecionadas segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico.
O site SciELO Livros pode ser acessado no endereço:  http://books.scielo.org.


Conceição

domingo, novembro 25, 2012

Respostas das atividades sobre urbanização - 9º anos

Questão 1 - As alternativas deverão ser preenchidas com os seguintes números, nesta ordem: 5 - 4 - 9 - 6 - 3 - 11 - 2 - 8 - 1 - 10 - 7

Questão  2 - Alternativa correta - C

Questão  3 - Alternativa correta - A

Questão  4 - Alternativa correta - D

Questão 5 - Alternativa correta - E

Questão 6 - As alternativas deverão ser preenchidas com os seguintes números, nesta ordem: 8 - 1 - 12 - 11 - 6 - 14 - 4 - 5 - 7 - 2 - 9 - 13 - 10 - 3

Profª Conceição

Cruzadas Geográficas

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=242

Neste site voce encontra diversos quizes e palavras cruzadas sobre Geografia.

Conceição

Mapa mundi


http://desenhoscolorir.org/mapa-mundi-para-colorir/


Pesquisando mapas, encontrei  este site interessante, com várias opções de mapas mundi para os alunos.

Conceição

quinta-feira, novembro 22, 2012

Sem comentários...

domingo, novembro 18, 2012

As cidades: o centro das atenções

Do século V ao XV a Europa viveu um período conhecido como Idade Média, no qual predominava a ruralização. A Europa medieval organizou-se a partir do feudo, que foi a base das relações econômicas, políticas e sociais daquele período. O campo garantia a subsistência dos proprietários de terras, de seus exércitos e daqueles que nelas trabalhavam. A nobreza tinha no campo sua fonte de poder, sendo sua riqueza medida pela extensão de suas terras.
No período medieval, as cidades funcionaram como centros de poder político local dos senhores feudais e como sede dos castelos dos nobres.
Com o desenvolvimento do capitalismo comercial na Europa, as cidades passaram a se desenvolver nas rotas comerciais terrestres (em hospedarias, mercados e entroncamentos) e junto aos palácios, em locais chamados de burgos, onde as pessoas vindas da zona rural se fixaram, em busca da proteção do nobre feudal.
Por muito tempo foi assim, até que a Revolução Industrial redirecionou as funções do campo e das cidades com uma força avassaladora.
O campo começou a ser regulado pelas necessidades das zonas urbanas, por suas atividades industriais e comerciais, caracterizando novas relações: a zona rural passou a ser produtora de matéria prima, e as cidades desenvolviam atividades secundárias e terciárias.
Implantou-se uma nova forma de organização da produção: alguns fabricavam certos produtos que eram consumidos por terceiros que, por sua vez, também produziam outros bens que seriam consumidos por uma parcela da população. Isso permitiu a difusão da idéia de mercado, a produção voltada para um consumidor específico e a divisão social do trabalho. As cidades passaram a acumular riqueza e a burguesia industrial detinha a maior parte dela (riqueza).
Na Inglaterra do século XIX, muitas cidades industriais surgiram, principalmente junto as jazidas carboníferas: Liverpool. Bristol, New Castle, Manchester e etc.
Na virada do século XX, o modo de vida urbano era a tônica européia e já se alastrava pelo mundo. Nessa época, Londres e Nova Iorque já eram consideradas grandes cidades pelo seu número de habitantes e por sua infra estrutura urbana. O homem do século XXI passou a habitar predominantemente as cidades.

 http://epocamedival.blogspot.com.br/

http://cidademedieval.blogspot.com.br/2008/08/o-urbanismo-medieval-glria-da-igreja.html

http://www.santuariorpgmaker.com/forum/index.php?topic=12503.0

http://engelseocomunismo.blogspot.com.br/




domingo, outubro 28, 2012

Guerrilhas e terrorismo

Alunos do 9º ano, conforme combinado, estou postando o final do texto sobre Terrorismo.

Apesar de ambas serem caracterizadas por ações violentas, assaltos e sequestros, as guerrilhas caracterizam-se por realizar ataques contra objetivos militares e alvos estratégicos, tentando ganhar a simpatia da população para sua causa. Já o terrorismo emprega o método inverso, intimidando e assassinando pessoas inocentes para alcançar seus objetivos. A partir dos anos 1990, duas novas formas de terrorismo surgiram, colocando a população mundial em alerta:

 - terrorismo doméstico nos EUA: ações praticadas sem nenhuma motivação política.
Ex.: Timothy McVeigh, sentindo-se prejudicado pelo governo, explodiu um prédio do governo federal, em 19 de abril de 1995, matando 168 pessoas.

- terrorismo internacional: as ações dos grupos fundamentalistas (qualquer grupo que enfatize obediência rigorosa a um conjunto de princípios básicos) islâmicos voltam-se contra a expansão e imprecisão de valores morais, políticos, sociais, econômicos e culturais do mundo ocidental. Tendo como referência a tradição religiosa, alguns grupos extremistas consideram os EUA um inimigo a ser destruído.

Conceição

domingo, outubro 21, 2012

EXTRATIVISMO

Querido aluno, estou postando a matéria que você pediu. Copie o texto sem as imagens.

SÍNTESE: EXTRATIVISMO

A mais antiga atividade econômica divide-se em  3 grupos:

1 - Extrativismo animal - consiste na caça ou pesca de animais para uso em atividades humanas ou para utilização de parte deles (carne, pele, óleos, ossos, chifres etc) na fabricação de vários produtos.
 A pesca é classificada como extrativismo animal. No Brasil, a atividade pesqueira é pouco significativa para a economia, mas fundamental para a sobrevivência de muitas pessoas. Podemos classificar a atividades pesqueira em:

a) de subsistência - realizada com técnicas rudimentares;
b) comercial - realizada com grandes embarcações e uso de tecnologia, como os sonares A maior parte da pesca comercial é feita na plataforma continental.

 
http://www.labec.com.br/biodigital/ambientes/plataforma-continental/


2 - Extrativismo mineral - consiste na retirada de produtos do solo ou do mar. Por meio do extrativismo mineral obtém-se importantes recursos como a bauxita (alumínio), o cobre, o estanho, o carvão mineral, o petróleo, o ouro, o urânio etc. Pode ser realizado de forma tradicional ou com equipamentos sofisticados, mão de obra qualificada e pesquisa.
Na imagem abaixo, extração de bauxita.


 http://educarmel.blogspot.com.br/2011/03/paises-mundo-afora-guiana.html

3 - Extrativismo vegetal - consiste na exploração de árvores para o aproveitamento da madeira, celulose, resinas, a  extração do látex para fazer borracha e a coleta de frutos nativos.
Em países ricos como o Canadá, toda a atividade de exploração florestal é planejada para diminujir os impactos ambientais. No Brasil, essa exploração ainda é uma atividade predatória. Muitos extrativistas retiram árvores e outras espécies vegetais e animais protegidas por lei.
Nas últimas décadas, algumas medidas foram tomadas para combater a degradação das florestas:

- criação de órgãos de fiscalização como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis);
- adoção de leis mais rigorosas, como a Lei de Crimes Ambientais, que prevê multas elevadas para quem desmatar, capturar espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, provocar incêndios, pescar na época de reprodução de peixes e outros;
- criação de reservas extrativistas, onde os recursos naturais devem ser explorados de forma a não prejudicar o meio ambiente.


http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=11&min=1340&orderby=dateA&show=10


Conceição

domingo, outubro 14, 2012

Feliz Dia dos Mestres

Imagens de Dia do Professor
http://imagens.us/datas/dia-do-professor/index.php?imagem=dia-do-professor%20%2818%29.gif&tag=novas



Oração do Professor 
http://clickeveja.com.br/oracoesdiversas.html#Professor

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar. Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho. Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém! 


Professor, seu dia é todos os dias, pois você forma para a vida! Um abraço especial a todos os meus colegas de profissão.


 Conceição

sábado, outubro 06, 2012

Para refletir, antes de votar!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...