domingo, outubro 28, 2012

Guerrilhas e terrorismo

Alunos do 9º ano, conforme combinado, estou postando o final do texto sobre Terrorismo.

Apesar de ambas serem caracterizadas por ações violentas, assaltos e sequestros, as guerrilhas caracterizam-se por realizar ataques contra objetivos militares e alvos estratégicos, tentando ganhar a simpatia da população para sua causa. Já o terrorismo emprega o método inverso, intimidando e assassinando pessoas inocentes para alcançar seus objetivos. A partir dos anos 1990, duas novas formas de terrorismo surgiram, colocando a população mundial em alerta:

 - terrorismo doméstico nos EUA: ações praticadas sem nenhuma motivação política.
Ex.: Timothy McVeigh, sentindo-se prejudicado pelo governo, explodiu um prédio do governo federal, em 19 de abril de 1995, matando 168 pessoas.

- terrorismo internacional: as ações dos grupos fundamentalistas (qualquer grupo que enfatize obediência rigorosa a um conjunto de princípios básicos) islâmicos voltam-se contra a expansão e imprecisão de valores morais, políticos, sociais, econômicos e culturais do mundo ocidental. Tendo como referência a tradição religiosa, alguns grupos extremistas consideram os EUA um inimigo a ser destruído.

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...