ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Série/Ano – 8º ano A
Plano
de aulas semanais - Semana 2 (de 04/05 a 08/05)
Neste período, serão trabalhadas as seguintes habilidades:
Ø (EF08GE03)
Analisar aspectos representativos da
dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as
mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas da transição
demográfica, em diferentes regiões do mundo.
Ø (EF08GE19)
Interpretar e analisar cartogramas,
mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações acerca
da América e da África.
Estas habilidades serão desenvolvidas através das atividades abaixo,
disponibilizadas no aplicativo Google Classroom e devem ser entregues pelos
estudantes até uma semana após a publicação.
Atividade
1
– Assistam a aula de geografia do CMSP neste link: https://www.youtube.com/watch?v=BNAZ0_aTjSM
Na seqüência,
assistam esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4s9t0Tm5Dmg
Navio negreiro
Homens de
pele escura, sem sobrenome importante
Filhos de
reis e rainhas de uma terra tão distante
O mar separa o
Brasil da África
Um rio separa
as periferias das mansões de magnatas
Uniformes
diferenciam funcionários de patrões
A cor
denuncia vítimas antigas de explorações
Trazidos em
porões e navios negreiros
Tratados como
animais, vendidos a fazendeiros
Vivendo em
cativeiros
Negociados
como mercadorias
Enriquecendo
a classe nobre, hoje chamada burguesia
Deixou para
trás dialetos e crenças
Caçados,
mortos e açoitados quem tentou resistência
Tratados como
gado, sem direito a educação
Emudeceram
seus tambores, amaldiçoaram sua religião
Alguns
morreram de fome, de sede, de frio [...]
Slim Rimografia.
Disponível em WWW.letras.mus.br/slim-rimografia/navio-negreiro.
Acesso
em setembro 2018.
A música do
rapper Slim Rimografia fala da migração africana forçada, ocorrida nos séculos XVI
e XIX, e suas conseqüências na desigualdade racial nos dias de hoje. O título deriva
do poema do poeta brasileiro Castro Alves, escrito em 1869. Pesquise o poema de
Castro Alves e escreva um texto em seu caderno em que o compare à letra do rap,
falando sobre as conseqüências da desigualdade social causada pela escravidão e
a influência da cultura africana que hoje faz parte da identidade do Brasil.
Sugestão:
pesquise a análise do poema de Castro Alves na web para facilitar o
entendimento. Atividade para nota. Será digitada no Google Classroom.
Atividade 2 (duas aulas) – Leiam o seguinte texto:
Os mapas em
anamorfose chocam o nosso olhar adestrado, familiarizado em representações “naturalizadas”
com o fundo de mapas convencional, euclidiano, onde as métricas são expressas
em metros, quilômetros, hectares; onde a extensão do espaço geográfico representado
limita a comunicação visual que todo mapa deveria proporcionar. Limita tendências
espaciais relevantes de fenômenos como o urbano, por exemplo, que sobre um
fundo euclidiano nada evidenciam ou quando evidenciam é a extensão territorial
pouco densa, rarefeita de objetos geográficos que dão sentido ao fenômeno urbano.
[...]
DUTENKEFER,
Eduardo. Anamorfose como mapa: história, aplicativos e aplicações. In: 3º Simpósio
Ibero americano de Cartografia, abril 2010.
E assistam ao
seguinte vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário