quinta-feira, maio 07, 2020

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

Série/Ano – 8º ano A

Plano de aulas semanais - Semana 2 (de 04/05 a 08/05)

Neste período, serão trabalhadas as seguintes habilidades:

Ø  (EF08GE03)  Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.

Ø  (EF08GE19)  Interpretar e analisar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações acerca da América e da África.
Estas habilidades serão desenvolvidas  através das atividades abaixo, disponibilizadas no aplicativo Google Classroom e devem ser entregues pelos estudantes até uma semana após a publicação.

Atividade 1 – Assistam a aula de geografia do CMSP neste link: https://www.youtube.com/watch?v=BNAZ0_aTjSM

Na seqüência, assistam esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4s9t0Tm5Dmg

Navio negreiro

Homens de pele escura, sem sobrenome importante
Filhos de reis e rainhas de uma terra tão distante
O mar separa o Brasil da África
Um rio separa as periferias das mansões de magnatas
Uniformes diferenciam funcionários de patrões
A cor denuncia vítimas antigas de explorações
Trazidos em porões e navios negreiros
Tratados como animais, vendidos a fazendeiros
Vivendo em cativeiros
Negociados como mercadorias
Enriquecendo a classe nobre, hoje chamada burguesia
Deixou para trás dialetos e crenças
Caçados, mortos e açoitados quem tentou resistência
Tratados como gado, sem direito a educação
Emudeceram seus tambores, amaldiçoaram sua religião
Alguns morreram de fome, de sede, de frio [...]

Slim Rimografia. Disponível em  WWW.letras.mus.br/slim-rimografia/navio-negreiro.                                  Acesso em setembro 2018.

A música do rapper Slim Rimografia fala da migração africana forçada, ocorrida nos séculos XVI e XIX, e suas conseqüências na desigualdade racial nos dias de hoje. O título deriva do poema do poeta brasileiro Castro Alves, escrito em 1869. Pesquise o poema de Castro Alves e escreva um texto em seu caderno em que o compare à letra do rap, falando sobre as conseqüências da desigualdade social causada pela escravidão e a influência da cultura africana que hoje faz parte da identidade do Brasil.
Sugestão: pesquise a análise do poema de Castro Alves na web para facilitar o entendimento. Atividade para nota. Será digitada no Google Classroom.

Atividade 2 (duas aulas) – Leiam o seguinte texto:

Os mapas em anamorfose chocam o nosso olhar adestrado, familiarizado em representações “naturalizadas” com o fundo de mapas convencional, euclidiano, onde as métricas são expressas em metros, quilômetros, hectares; onde a extensão do espaço geográfico representado limita a comunicação visual que todo mapa deveria proporcionar. Limita tendências espaciais relevantes de fenômenos como o urbano, por exemplo, que sobre um fundo euclidiano nada evidenciam ou quando evidenciam é a extensão territorial pouco densa, rarefeita de objetos geográficos que dão sentido ao fenômeno urbano. [...]
DUTENKEFER, Eduardo. Anamorfose como mapa: história, aplicativos e aplicações. In: 3º Simpósio Ibero americano de Cartografia, abril 2010.

E assistam ao seguinte vídeo:

Com base nos recursos acima, responda em seu caderno, as perguntas 1 a 3 da pg. 42 e perguntas 4 a 7 do seu livro didático. Correção será feita pelo Google Classroom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...