quarta-feira, maio 06, 2020




Série/Ano – 6º s anos A/B/C/D


Plano de aulas semanais - Semana 2 (de 04/05 a 08/05)


Aula 1 (2 aulas) – Acessar o link abaixo. Nele, encontram-se atividades para diversas turmas. Consultar a disciplina de Geografia (ensino fundamental I), onde se encontra uma reportagem publicada na Revista Exame.  Se não conseguir, copia e cola o link em outra aba do seu navegador e leia toda a matéria:

https://drive.google.com/drive/folders/1n3NAeIemUeXo8HMYthaspnNun7x8jsjm?usp=sharing

Na sequência, fazer um texto no caderno, por tópicos, comparando as transformações ocorridas na paisagem em duas datas diferentes, em cada um dos 8 locais de São Paulo. Descreva elementos naturais e humanizados e a hipótese (causa provável) das transformações daquele lugar.

Aula 2 (2 aulas) – Introdução:
De acordo com Milton Santos, “uma paisagem é uma escrita sobre a outra, é um conjunto de objetos que têm idades diferentes, é uma herança de muitos diferentes momentos. [...] A paisagem não é dada para todo o sempre, é objeto de mudança. É um resultado de adições e subtrações sucessivas. É uma espécie de marca da história do trabalho, das técnicas. [...] mas ela não mostra todos os dados, que nem sempre são visíveis”.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 23-24.

Leia o seguinte poema:
Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem um segundo...
E fica a torre, sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...
Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!
Lá toda a vida poder morar!
Cidadezinha...  Tão pequenina
Que toda cabe  num só olhar...
                                            Quintana, Mário. Lili inventa o mundo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2005. Pg . 5

Após ler este poema de Mário Quintana, retome a leitura que se encontra à pagina 14 do livro  didático (Plano das paisagens).
Na seqüência, elabore um desenho sobre o poema acima, destacando os planos de paisagem existentes: primeiro,  segundo e terceiros planos. Ou seja, faça um desenho sobre a paisagem descrita no poema, porém esse desenho precisa mostrar os planos de paisagem existentes.
Acompanhe também a aula de Geografia do CMSP  apresentada no dia 05 de maio de 2020, que poderá auxiliá-lo na elaboração da atividade: https://www.youtube.com/watch?v=7o7JqG7pP5c
O croqui abaixo serve como exemplo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...