Documento de leitura obrigatória para todos aqueles que se dedicam à educação.
"A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar altenativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos envolvendo, portanto as dimensões histórica, cognitiva, social, afetiva e cultural. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica.
Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve as dimensões políticas, históricas, sócio-econômicas, ideológicas e institucionais, bem como dimensões pedagógicas em estreita articulação com as concepções que caracterizam os processos e as dinâmicas em que se efetivam as práticas escolares."
http://www.porlainclusion.educ.ar/documentos/Brasil.pdf
Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário