quarta-feira, novembro 23, 2011

Divisão do Pará




O plebiscito para a divisão do Estado do Pará acontecerá em 11 de dezembro deste ano. Abaixo algumas considerações sobre a proposta.

"O Pará, todo mundo sabe, é um estado continental mas pobre, por isso difícil de ser administrado. Não há dinheiro, por mais boa vontade que os governantes tenham. Nós não estamos apregoando que com a divisão o sul e sudeste do Pará vão se transformar numa Califórnia ( o estado americano mais rico) do dia para noite, mas que vai melhorar vai. Melhorou bem no Tocantins, no Mato Grosso e no Amapá. O que estamos propondo é que o povo em geral deixe de passionalismo e discuta a questão com a razão pois a divisão vai ser boa para todos. Haverá mais dinheiro, menor espaço territorial e mais presença de governo para combater violência, falta de médicos, de defensores públicos, delegados, policiais etc. Também, os órgãos federais vão ter que se adequar à nova realidade, criando delegacias, representações e reforçando a sua presença. Representa isso mais emprego, mas dinheiro injetado na região. Não há razão para ninguém ser contra”.

Deputado João Salame Neto, líder da Frente Pró-Estado de Carajás

Um ponto notável dessa reordenação territorial seria a discrepância de densidades demográficas dela resultante: o Pará ficaria com 18,1 habitantes por km2, o que representa cerca de quatro vezes a densidade de Carajás e dezesseis vezes aquela que seria observada no Tapajós.

Rogério Boueri
Economista do IPEA e Professor da Universidade Católica de Brasília.

Para o deputado estadual Celso Sabino, que chegou a ingressar no STF contra a realização do plebiscito e está à frente da campanha do “não”, a hipótese de maior desenvolvimento caso haja a divisão não procede. “O erro começou com o desenho dos dois novos estados, que foi decidido em um grupo de políticos e não feito a partir de estudos antropológicos sobre o anseio da população. Os três estados acabarão mais pobres do que estamos hoje. Não é dividir, mas sim, endividar”, acredita.

http://www.iparaiba.com.br/noticias,208423,1,plebiscito+no+para+chega+a+tv+saiba+os+argumentos+de+cada+lado.html

Outros comentários neste endereço: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/entenda-como-sao-regras-do-plebiscito-no-para.html


Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...