segunda-feira, agosto 22, 2011

Este texto foi elaborado com base em cinco imagens, que não podem ser reproduzidas devido a direitos autorais. Foi realizado na disciplina de Geografia Urbana. Ele pode ser realizado com alunos do ensino médio. Apresenta-se o texto e pede-se que, numa folha de cartolina, desenhem cinco retângulos e procurem seguir a sequência descrita no texto. Posteriormente, os trabalhos devem ser expostos para a escola ou para a classe, fica a critéio do professor. Mas antes, o professor deve explicar do que trata o texto.

A RELAÇÃO ENTRE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

Na primeira imagem, o que chama a atenção, além da exuberante vegetação, é o estilo da residência e o traje do garoto, que com certeza não é filho de colonos ou agricultores, mas de uma pessoa com posses financeiras.
A industrialização está longe de acontecer nessa imagem. A criança brinca feliz com sua pipa ao ar livre, as residências são espaçadas, nem sinal de poluição ou violência e ao longe, algumas residências com trilhas. O casarão central é uma construção que chama a atenção. É uma imagem predominantemente rural.

Não muito tempo depois, uns vinte anos talvez, a criança fez-se homem de negócios e a paisagem sofreu algumas transformações. O casarão ainda impera, mas ao longe surgem loteamentos, alguns prédios começam a surgir e até uma pequena fábrica é avistada, responsável pelo aumento do número de residências no seu entorno. O rural vai perdendo parte do seu verde e cede espaço para o urbano, pois percebemos a demarcação de ruas e casas. Um belo carro, componente de um visual urbano, ilustra a imagem. A industrialização começa a se fazer presente.

Na imagem três, o ar bucólico da primeira imagem cedeu espaço para a cidade. O casarão ainda está lá, mas perdeu sua imponência, pois, por motivos de segurança, ele foi todo murado. A criança já não brinca ao ar livre, mas vigiada por um adulto. Não há mais trilhas, mas ruas de paralelepípedos, para comportar o tráfego de veículos. O poste nos dá conta da necessidade de energia elétrica para as indústrias que se vê ao longe, onde percebemos vestígios de poluição atmosférica e pouca vegetação original.

As imagens 4 e 5, infelizmente, representam o momento atual. Na imagem 4 temos ruas asfaltadas para facilitar a circulação de veículos, vários prédios prontos e outros sendo construídos, ausência de verde e o casarão parece que se transformou em uma escola, pois vemos crianças com uniformes escolares na frente dele. Uma verdadeira selva de pedra e cimento.

E finalmente, o caos. Uma profusão de cores, sons e imagens que deixam qualquer um doido. Uma verdadeira metrópole. O casarão, coitado, está lá, uma ruína com seus muros ocupados por propaganda e provavelmente servindo de moradia para desocupados. O trânsito é caótico, numa mistura de carros, transportes coletivos e pedestres. Os prédios imperam, para diversas finalidades. O comércio ocupa ruas e calçadas, onde se avistam letreiros e luminosos. Novas construções sendo erguidas, enfim, todo esse fluxo servindo às indústrias, que não visualizamos, mas sabemos que estão lá. Nem sinal de vestígios da primeira imagem, só o casarão, imagem símbolo desta atividade.

Este lindo desenho de 1952 pode ajudar a compreender melhor o processo de urbanização.

http://www.youtube.com/watch?v=Y881yjtFluQ



Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...