quarta-feira, agosto 03, 2011

Divisão Regional do Brasil

 
Posted by Picasa

Crédito da imagem:geomary-josemary.blogspot

ANÁLISE DA REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO


Em 1.941, devido à necessidade de organizar e agrupar as divisões regionais para fins estatísticos dos mais variados temas, foi criada a primeira Divisão Regional do Brasil.
Posteriormente, baseado em critérios econômicos do agrupamento dos municípios, essa divisão passou a denominar-se Divisão do Brasil em Zonas Fisiográficas, que perdurou até a década de 70.
Em meados da década de 50/60, devido ao surgimento dos processos de industrialização e infra-estrutura, essa divisão não mais atendia aos interesses da classe política e empresarial e elaboraram-se estudos para efetuar a revisão da Divisão do Brasil em macro regiões.
Esses estudos nos mostraram como o Estado ora encolhe, ora expande seus domínios em conseqüência do sistema vigente, atendendo sempre aos interesses de ordem econômica e política, sem levar em consideração aspectos regionais mais específicos.
Essas regiões passaram por várias denominações, desde Norte, Sul, Nordeste, Este e Centro, na década de 40, passando por Leste Meridional, Leste Setentrional, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Leste, nas décadas de 45/50, até a de hoje: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Assim temos que os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sempre pertenceram à região Sul, o mesmo acontecendo com o Amazonas e o Pará para a região Norte.
Goiás e Mato Grosso (o segundo foi desmembrado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 11/10/1977), inicialmente pertenciam à região Centro e a partir de 1945 passaram à região Centro-Oeste. Bahia, Sergipe e Espírito Santo faziam parte da região Este, onde este último passou para a região Leste e posteriormente para Sudeste, onde está até hoje. Já os outros dois também fizeram parte da região Leste até 1960, passando para Nordeste a partir de1970.
Já os Estados mais pobres do Brasil, segundo o IDH e o PIB, inicialmente fizeram parte da região Nordeste e Norte, passando para Nordeste Oriental e Ocidental e finalmente região Nordeste. São eles: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.
Na década de 1940, tínhamos dois territórios: o Acre, que sempre pertenceu à região Norte e passou à categoria de Estado em 15/06/1962. Outros territórios foram criados e posteriormente passaram à condição de Estado por motivos diversos. Dentre eles temos Rio Branco que se tornou Roraima, Amapá continuou Amapá e Guaporé (que era parte do Mato Grosso) passou a denominar-se Rondônia, todos eles na região Norte desde sua criação. O outro território da década de 40, Fernando de Noronha, foi criado por um decreto-lei de 09/02/42, mas diferente dos demais, não se transformou num Estado e teve sua área anexada ao estado de Pernambuco em 1988/89.
Uma curiosidade, os territórios de Ponta Porã (parte do Mato Grosso) e Iguaçu (parte do Paraná) duraram somente três anos, de 1943 a 1946. Tivemos a criação de um Distrito Federal (em Goiás) e da Guanabara, ambos em abril de 1.960, sendo que o 1º encontra-se na região Centro-Oeste atual e é a capital do Brasil e o 2º fundiu-se com o estado do Rio de Janeiro e teve a transferência da sua capital Niterói para o RJ em 01/07/1974. O Estado mais novo é o de Tocantins (norte de Goiás) criado na década de 90, com sua localização demarcada pela região Norte.
E finalmente, os Estados mais conhecidos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Todos fazem parte da região Sudeste atual, mas nem sempre foi assim. SP inicialmente pertencia à região Sul, passando para sudeste a partir da década de 1970. Rio de Janeiro seguiu esta ordem: sul, leste meridional, leste, leste e finalmente sudeste. Já Minas Gerais pertenceu à região Centro, Leste Meridional, Leste, Leste e Sudeste.
Concluindo, as regiões que sofreram alterações consideráveis foram a Norte e a Centro-Oeste, que foram constituídas respectivamente pelos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais. Mato Grosso teve uma perda significativa de sua área inicial, com a criação do Estado de Rondônia e Mato Grosso do Sul. Atualmente, as macro regiões estão assim constituídas:

NORTE – AM, PA, AC, RO, RR, TO e AP – total de 7 Estados
NORDESTE - PI, MA, RN, CE, PB, PE, AL, SE e BA – total de 9 Estados
CENTRO-OESTE – GO, MT, MS e DF – total de 3 Estados e um Distrito Federal
SUL – SC, PR e RS – total de 3 Estados e
SUDESTE – SP, RJ, MG e ES – total de 4 Estados.

P.S.: Texto de minha autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...