quinta-feira, janeiro 26, 2012

Atividades com obras de arte

O uso de recursos imagéticos permitem uma melhor compreensão por parte do aluno quando o assunto é paisagem. Segue uma série de telas brasileiras que podem ser utilizadas com esta finalidade.


Lucy Citti Ferreira
Vilarejo
38 x 55 cm
Óleo sobre tela
Ano: Séc 20 - Década de 30


Anita Malfatti
Paisagem de Santo Amaro
31 x 42.5 cm
Óleo sobre madeira
Ano: Séc 20 - Década de 20


Mário Zanini
Paisagem
50 x 67 cm
Óleo sobre papel
Ano: 1960


Manoel Martins
Cidade
46.5 x 33 cm
Óleo sobre tela
Ano: 1971


Manoel Martins
Paisagem Urbana
65 x 54 cm
Óleo sobre tela
Ano: s/d


Manoel Martins
A Feira
70 x 50 cm
Óleo sobre tela
Ano: s/d












Quero destacar que meu artista preferido para trabalhar em sala de aula é Manoel Martins. Essas obras estão neste endereço:
http://www.pinturabrasileira.com/index1.asp
Navegue no menu Artistas e pesquise autores cujas obras permitem sua utilização nas aulas de Geografia.

Conceição

segunda-feira, janeiro 23, 2012


Crédito da imagem: http://desnivel.pt/agenda/climat-meteo-out2010/

Para quem gosta de climatologia, um site promissor é o da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica. Navegue nos links à esquerda e veram se não tenho razão. É possível criar vários gráficos e relatórios no link "site clima", ou apreciar as informações sobre radares localizados por todo o Brasil. Os alunos com certeza ficarão curiosos para visualizar o tempo nos aeródromos brasileiros. Enfim, dependendo da criatividade do professor, é possível trabalhar várias atividades com as informações disponíveis.

http://www.redemet.aer.mil.br/index.php



Conceição

sexta-feira, janeiro 20, 2012

O livro didático e sua importância


Crédito da imagem: http://www.abeu.org.br/noticiasABEU.aspx?id=646


O dia nacional do livro didático é comemorado em 27 de fevereiro, próximo do início do ano letivo. Que tal começar o ano justamente com esse tema?

Encontrei esta animação na net sobre o tema: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/historia-livro-didatico-mec-pnld-532344.shtml

Pode-se também estudar em geografia, nos bimestres posteriores, a cadeia produtiva dos livros, conforme visualizado na animação. Não estudamos a cadeia produtiva dos automóveis e dos sucos industrializados, porque não estudar a cadeia produtiva do livro didático?

Para professores que preferem um aprofundamento, este link do MEC http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/pnldgeog07.pdf apresenta um estudo de várias coleções de livros didáticos. É do ano de 2008, mas os tópicos conceituais não estão desatualizados. Espero que gostem, assim como eu!!

Conceição

Lista de material escolar

As férias estão acabando e a volta às aulas é sempre um gasto a mais. A lista de material escolar preparada pelas escolas apresentam itens abusivos, de uso coletivo.
Verifiquem neste link  http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/saiba-o-que-escolas-nao-podem-pedir-nas-listas-de-material-escolar.html     os materiais que são considerados abusivos e aqueles que seu filho precisa levar.  Acrescentaria à  esta lista absorvente e fio dental.

Conceição

terça-feira, janeiro 17, 2012

Atividade com coordenadas geográficas



Encontrei uma atividade interessante no link http://www.educaplus.org/geografia/test_coordenadas.html.
No menu a esquerda, clique em tests - coordenadas. Aparecerá um mapa mundi com várias coordenadas na parte inferior deste mapa. Tente "arrastar" cada coordenada para seu local correto. Excelente para trabalhar orientacao relativa.


Conceicao

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Currículo Funcional e Natural


Crédito da imagem: http://escoladetodospcrj.blogspot.com/2010/03/todos-sao-bem-vindos-escola.html


A Educação Inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Leia mais no link   http://inclusaobrasil.blogspot.com/search?updated-min=2012-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-02:00&max-results=1


Conceição

E viva o verão!!



Apesar de um pouco atrasada, essa dica no site da Natura pode ser aproveitada durante todo o verão. Sem querer fazer propaganda, aproveite e visite todo o site, que apresenta diversas dicas e matérias sobre o meio ambiente:  http://blog.naturaekos.com.br/como-preservar-nossas-praias-durante-as-ferias/

Conceição

Mapas narrativos


Crédito da imagem: http://cadernosafetivos.blogspot.com/2009/02/estandartes-de-artur-bispo-do-rosario.html


Encontrei um site que detalha como trabalhar com mapas narrativos. Os mapas de vários alunos foram comentados. Muito útil trabalhar essa didática em sala de aula. O contorno do mapa da escola pode ser conseguido através de imagem de satélite e posteriormente pedir ajuda ao professor de Artes na finalização do croqui.

Acesse o link e leia tudo com calma para entender como  a técnica deve ser trabalhada:  http://blogdosextoanojoao23.blogspot.com/p/mapas-narrativos.html

Conceição

Dinheiro para invisuais

No mês passado, li uma noticia que me chamou a atenção e fui pesquisar. A mesma informava sobre a inserção do braile em notas de dinheiro para invisuais (cegos).
Não encontrei nada satisfatório, todas as noticias eram antigas e informavam sobre a ineficiência deste método. Como tenho uma preocupação com esse segmento da população, hoje voltei ao assunto e encontrei um site com orientações específicas.


http://www.vezdavoz.com.br/site/informacoes/2011/05/aparelho_identifica_cores_e_dinheiro_para_deficientes_visuais

Conceição

Revista Veja coloca Santo André como exemplo de gestão de resíduos sólidos do país


Crédito da imagem: http://josuemoura.blogspot.com/2011/10/2-forum-sobre-politica-de-residuos.html

Reportagem enaltece trabalho realizado pelo Semasa

Exemplo para o Brasil. É assim que a revista Veja da semana de 28/10 a 04/11 de 2011 destaca a gestão de resíduos sólidos de Santo André, realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

A publicação trouxe um levantamento em que aponta a cidade andreense como a primeira colocada no ranking de coleta de lixo do país, sendo 100% do município atendido com o programa, ou seja, os 31 caminhões realizam a coleta de resíduos orgânicos e secos porta-a-porta.

A reportagem dá destaque para o Aterro Sanitário de Santo André como modelo de eficiência. Cabe ressaltar que é o único administrado pela municipalidade na região do ABC. Ali são recebidos os resíduos úmidos recolhidos na cidade e promovida a destinação final destes, por meio de aterramento controlado. Licenciado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo), o aterro, gerido pelo Semasa, conta com moderno sistema de captação de chorume e eliminação de gás metano.

A matéria da revista destaca o trabalho também realizado por meio da URA (Unidade de Resposta Audível) do Semasa, em uma campanha que informava a todos os moradores, via telefone, o dia e horário da coleta em seu bairro. Dessa maneira o munícipe se mantém atualizado e pode separar e dispensar o lixo corretamente.

A coleta em Santo André ocorre em dias alternados, sendo três vezes por semana direcionada aos resíduos úmidos e uma vez por semana para os recicláveis. A reportagem cita o trabalho realizado pelas duas cooperativas de reciclagem da cidade, CoopCicla e Cidade Limpa, que são responsáveis por triar os materiais coletados e depois comercializá-los, gerando renda aos cooperados.

O programa de coleta seletiva foi implantando pelo Semasa em 2000 e, além da coleta por caminhões, a autarquia também disponibiliza 15 Estações de Coleta espalhadas pela cidade e aptas a receber os resíduos recicláveis, além de entulho, restos de pequenas construções, podas de árvores, móveis velhos e lixo eletrônico, entre outros materiais.

Fonte:  http://www.meiofiltrante.com.br/noticias.asp?id=12185&action=detalhe

Conceição

O relógio mais famoso do mundo


Crédito da imagem: http://travellhappyland.blogspot.com/2011/10/clock-is-prominent-near-houses-of.html

Localizado no Palácio de Westminster, na Inglaterra, numa torre com nove metros de diâmetro, 70 de altura e pesando cerca de 13 tonelads, o Grande Relógio de Westminster, mais conhecido como Big Ben, é um dos relógios mais famosos e charmosos do mundo. Foi construído em 1858, juntamente com a Torre do Palácio que preserva em seu formato um tradicional sino, com três metros de diâmetro e 13,5 toneladas, responsável por informar a população ao término de cada hora com toque capaz de acordar a cidade inteira.
Apesar de soar estranho à população no início, o Big Ben tornou-se símbolo mundial devido ao fato de sua imagem reforçar a simbologia sobre a preocupação exacerbada dos ingleses no cumprimento de horários e compromissos. A expressão "pontualidade britânica" foi consolidada pelo surgimento do relógio, fazendo com que os ingleses passassem a utilizá-lo como instrumento diário e importante não só para a visualização das horas, mas no compromisso em não chegar atrasado.
Com isso, o Big Ben tornou-se o principal ponto turístico da Inglaterra e é considerado um dos primeiros locais que abrigam marcadores de horas, localizados nas metrópoles, e acoplado a torres de prédios. Sua idealização aconteceu em 1844 quando o Parlamento Inglês decidiu que os prédios do Governo Britânico incorporariam, em suas torres, relógios em formato de ferro fundido para identificação das horas. O que era para ser um simples relógio, tornou-se um dos maiores sinos instalados em prédios da Inglaterra e símbolo do patrimônio inglês.

Fonte: jornal esser www.esser.com.br

Conceição

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Decifrando a Terra

Autor: Wilson Teixeira, Thomas Rich Fairchild, Maria Cristina M. de Toledo e Fabio Taioli (Orgs.)
Editora: Cia Editora Nacional

Considerado um dos livros mais modernos sobre geologia editado no Brasil, este livro é resultado do esforço de mais de 30 especialistas de diversas áreas, doutores da USP e membros do Instituto de Geociências de São Paulo. Ilustrado, ele traz conteúdo e abordagem atuais e também enfoca os processos que modelam e controlam a superfície do planeta e seu interior. Big bang, tectônica global, terremotos, ação da água, intemperismo e outros. O livro está estruturado em quatro unidades temáticas, que valorizam a sequência lógica dos assuntos e a analise em escla global, continental, regional e local, com inúmeros exemplos sul-americanos, em especial do Brasil.

Fonte: Revista Conhecimento Prático Geografia - Editora Escala

Conceição

terça-feira, janeiro 10, 2012

O Sistema Solar

O Sistema Solar é constituído por oito planetas que giram em torno do Sol. Embora a massa do Sol represente 99% do total do sistema, existem no nosso Sistema Solar muitos outros astros.


MERCÚRIO - é o planeta mais próximo do Sol e também o menor  (com um diâmetro equatorial de 4.878 km). Está distante do Sol 57,9 milhões de km e demora 88 dias terrestres para dar uma volta completa em torno dele. Não tem nenhum satélite.

Crédito da imagem: http://portlgeografia.blogspot.com/2010/03/o-planeta-mercurio-o-irmao-do-sol.html

VÊNUS - é o planeta mais parecido com a Terra nas suas dimensões, com 12.104 km de diâmetro equatorial. No entanto, demora 225 dias para dar a volta em torno do Sol. Tal como Mercúrio, não tem nenhum satélite.


Crédito da imagem: http://www.apolo11.com/imagens/temas/astronomia/jupiter.jpg


TERRA - é o nosso planeta. Está distante 149,6 milhões de km do Sol, e o seu período sideral é de 365 dias. O diâmetro equatorial da Terra soma um total de 12.756 km. A Terra tem um satélite, a Lua, que gira à sua volta.

Crédito da imagem: http://canaladidas.blogspot.com/2008/07/curiosidades-sobre-o-planeta-terra.html


MARTE - encontra-se a 227,9 milhões de km de distância do Sol e demora 686,9 dias terrestres na sua translação em volta deles. O seu diâmetro é de apenas 6.790 km. Apresenta dois satélites na sua órbita, Fobos e Deimos. Entre Marte e Júpiter, encontra-se um anel denso de asteróides, constituído por fragmentos   de um planeta que não chegou a se formar.

Crédito da imagem: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/planeta-marte.htm


JÚPITER - está distante 778,3 milhões de km do Sol. O seu período sideral é de 11,8 anos terrestres, o seu diâmetro é de 142.800 km e é o planeta de maiores dimensões do sistema. São conhecidos mais de 16 satélites que giram ao redor de Júpiter.

Crédito da imagem: http://magiaenatureza.blogspot.com/p/os-planetas.html


SATURNO - está a 1,427 bilhão de km de distância do Sol. O seu período sideral é de 29,4 anos terrestres e o seu diâmetro é de 200.000 km. É o segundo maior planeta do sistema. Supõe-se que Saturno possua 20 satélites à sua volta. É muito conhecido pelo seu anel, constituído por milhões de partículas sólidas que giram ao seu redor.

Crédito da imagem: http://aranel-ithil-dior.blogspot.com/2011/02/o-planeta-saturno.html



URANO - encontra-se a mais de 2,876 bilhões de km do Sol e demora 84 anos terrestres para dar uma volta completa em torno desse astro. O seu diâmetro é de 47.100 km, e o planeta tem 15 satélites.


Crédito da imagem:  http://sjm.no.sapo.pt/osplanetas.htm


NETUNO - a sua distância do Sol é de 4,496 bilhões de km e demora 164 anos terrestres para completar uma volta em torno dele. O seu diâmetro é de 52.400 km. Netuno tem também oito satélites que giram ao seu redor.

Crédito da imagem: http://fisicacampusararangua.blogspot.com/2010/12/planeta-netuno-uma-grande-descoberta.html


PLUTÃO - passou a ser considerado um planeta-anão pela União Astronômica Internacional (UAI), desde agosto de 2006. Está muito longe, a 5,898 bilhões de km do Sol, e tem apenas 2.400 km de diâmetro. Demora 247,6 anos terrestres para executar a sua translação sideral completa. Já foram descobertos três satélites à sua volta.

Crédito da imagem: http://uranoort.no.sapo.pt/MenuPrincipal/Plutao/plutao.htm



De posse dessas informações, consulte este link e divirta-se: http://www.minerva.uevora.pt/ticiencia/estrelas/idade_noutros_planetas.htm

Conceição

Veneno ecológico para matar ratos


http://minasnewscom.blogspot.com/2011/08/encarregada-da-merenda-escolar-poe.html 

UTILIDADE PÚBLICA - Veneno ecológico para matar ratos

Nossos cientistas são feras mesmo!
Vivendo e aprendendo.. . . Leia o depoimento e entenda este método usado por criadores de pássaros.

COMBATENDO OS RATOS

Mudei-me há poucos meses para o primeiro andar de um prédio e, como todo paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes..
Pergunta daqui, pergunta dali.... uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou. Fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas http://www.ufpel.tche.br/faem/agrociencia/v1n1/artigo2.pdf

Como fazer:

Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo), coloque no multiprocessador, ou liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.

Onde colocar:

Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas, e janelas (sim eles escalam as janelas), atrás da geladeira, atrás do fogão, atrás de tuuuuuuuuudo !
O que acontece: o rato come essa farofinha, dilicia... nhami nhami... mas ele não tem como digerir o feijão (cru), por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando assim um envenenamento natural por fermentação.

RESUMINDO: a rataiada morre em até 3 dias.

DETALHE IMPORTANTE:

Ao contrário dos tradicionais venenos (racumim, por ex) o rato morre e não contamina animais de estimação e por sua vez morrem por terem comido o rato envenenado. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e morreu é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer...mas morto eles não comem.
Se tiver crianças pequenas (bebês) ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru é digerido.

Conceição

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Como o tempo mudou o rumo da História


Crédito da imagem: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202208-5602,00.html


Derrotados pela chuva


Um evento decisivo na História mundial seriamente afetado pelo tempo foi a Batalha de Waterloo, em 1815. A História relata que, em poucas horas, mais de 70 mil homens foram mortos ou feridos no campo de batalha de Waterloo, uns 20 quilometros ao sul de Bruxelas, Bélgica. O duque britânico de Wellington escolheu o campo de batalha e ocupou a parte elevada. Apesar de o exército francês de Napoleão ser mais numeroso que o de Wellington, Napoleão precisava derrotar o inimigo antes do anoitecer, porque Wellington receberia reforços do exército prussiano naquela noite. Novamente, porém, o tempo interferiu de maneira decisiva.
Uma chuva torrencial caiu na noite anterior a batalha. A maioria dos soldados se lembrava daquela noite como  a pior de suas vidas. Embora alguns tenham conseguido montar pequenas barracas, um soldado lamentou que as camas estavam tão molhadas que pareciam estar no fundo de um lago. O solo, saturado pelas chuvas, parecia um pântano. Para garantir uma derrota rápida sobre Wellington, Napoleão pretendia iniciar seu ataque assim que começasse a clarear. Mas só conseguiu fazer isso horas depois.
O principal motivo do atraso foram as condições do solo, que precisava secar um pouco antes de a batalha começar. Além disso, a lama atrapalhou por dois motivos o desempenho dos canhões - armamento muito usado por Napoleão. Primeiro, porque a dificuldade de manobrar essas armas pesadas na lama reduziu o alcance dos disparos. Segundo, porque a idéia era que as bolas dos canhões ricocheteassem no chão, causando assim mais danos às tropas de Wellington. Mas não foi isso que aconteceu, pois o solo lamacento absorvia boa parte do imapcto. O resultado foi desastroso para Napoleão e suas tropas. Assim, por causa das péssimas condições climáticas, o exército de Napoleão foi derrotado, e ele exilado.
Nesse caso, fica evidente que o tempo teve um impacto decisivo sobre esse evento que abalou o mundo. E esse resultado, por sua vez, desempenhou um papel vital no surgimento do Império Britânico.


Leia o texto completo à página 24 de  http://www.youblisher.com/p/138284-Despertai-junho-de-2011/

Conceição
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