quinta-feira, agosto 16, 2012

População - texto da aula de 15 de agosto

http://cordeirovereador.blogspot.com.br/




MOVIMENTOS POPULACIONAIS



Nos últimos 500 anos, a história foi marcada por fortes movimentos migratórios, que exerceram grande influência na atual configuração da população de muitos países, bem como em suas economias, sociedades e cultura.
Mas, o que será que desencadeia uma onda migratória? Os motivos estão ligados à pobreza, crises econômicas, instabilidade política, catástrofes naturais, conflitos, perseguições e guerras.
Os países americanos foram povoados por imigrantes, pessoas que deixaram a terra natal para ir viver em outra, advindos principalmente da Europa, tais como irlandeses, ingleses, portugueses, espanhóis, franceses, alemães, escandinavos, que se fixaram no Novo Mundo. Também os negros africanos, embora obrigados a deixar a África, tiveram uma contribuição importante na composição da população americana.
No seculo XIX, as correntes migratórias de um país para outro ocorriam em larga escala e os entraves para alguém deixar o país e se fixar em outro normalmente não existiam. Os Estados Unidos, a Nova Zelândia e o Brasil são exemplos de países que receberam grande número de imigrantes.
No século XX essa situação de facilidade de transferência de população foi sendo modificada e diversos países colocaram barreiras à entrada de imigrantes. Isso se deu por diferentes motivos, entre os quais estão  as crises econômicas e a diminuição da oferta de trabalho e de terras.
Fechar suas fronteiras aos imigrantes representa uma tentativa, por parte dos governos, de proteger sua população da concorrência da mão de obra estrangeira. Por outro lado, regimes autoritários  como os regimes socialistas, impuseram restrições que evitavam a evasão de população.

Adaptado de: Geografia Geral e do Brasil - Editora Harbra - 2003 - São Paulo

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...