domingo, agosto 19, 2012

Geografia de Dona Benta

http://www.estantevirtual.com.br/

Sou fã de Monteiro Lobato desde a infância e li quase toda sua obra. Tomada por um momento nostálgico,  adquiri num sebo o livro Geografia de Dona Benta e após sua leitura concluí, com tristeza, ser inviável sua utilização como recurso didático. Com dados desatualizados e fora do contexto atual, vai ficar guardado como uma bela lembrança de infância.
Como gosto de pesquisar sobre as postagens que publico, encontrei este link onde o autor confirma minha conclusão de tratar-se de  um livro ultrapassado e que consequentemente não deve ser indicado como livro paradidático.

Eis um trecho do texto pesquisado: "Com relação à questão que mais interessa no momento, pode-se dizer que Geografia de Dona Benta, não é um livro indicado para se analisar esse assunto. O que se pode perceber, é que essa ciência mudou, e muito, desde que esta obra foi escrita. A maioria dos dados presente na mesma, está ultrapassada e em alguns casos, chegam a ser cômicas algumas previsões que Monteiro Lobato faz. Um exemplo pode ser percebido quando ele fala da URSS, fazendo um sutil comentário sobre o progresso futuro da mesma, o que Lobato e a maioria das pessoas da época não contavam, era com o fim dessa nação, após a morte e sucessão de Stalin no poder."

No vídeo abaixo, representação realizada por alunos do Colégio Padre Agostinho.


Por sorte minhas consultas resultaram numa ótima descoberta. Neste link, vários textos atuais pertinentes ao ensino de Geografia. Vale a pena dar uma navegada!

Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...