sexta-feira, agosto 24, 2012
quinta-feira, agosto 23, 2012
Quino e a educação
Quino, criador da Mafalda, expressou com maestria como anda a educação na atualidade.
Recebi algumas imagens via e-mail e selecionei as que seguem abaixo, as demais são muito cruéis para serem publicadas.
Conceição
Recebi algumas imagens via e-mail e selecionei as que seguem abaixo, as demais são muito cruéis para serem publicadas.
Conceição
domingo, agosto 19, 2012
Geografia de Dona Benta
http://www.estantevirtual.com.br/
Sou fã de Monteiro Lobato desde a infância e li quase toda sua obra. Tomada por um momento nostálgico, adquiri num sebo o livro Geografia de Dona Benta e após sua leitura concluí, com tristeza, ser inviável sua utilização como recurso didático. Com dados desatualizados e fora do contexto atual, vai ficar guardado como uma bela lembrança de infância.
Como gosto de pesquisar sobre as postagens que publico, encontrei este link onde o autor confirma minha conclusão de tratar-se de um livro ultrapassado e que consequentemente não deve ser indicado como livro paradidático.
Eis um trecho do texto pesquisado: "Com relação à questão que mais interessa no momento, pode-se dizer que Geografia de Dona Benta, não é um livro indicado para se analisar esse assunto. O que se pode perceber, é que essa ciência mudou, e muito, desde que esta obra foi escrita. A maioria dos dados presente na mesma, está ultrapassada e em alguns casos, chegam a ser cômicas algumas previsões que Monteiro Lobato faz. Um exemplo pode ser percebido quando ele fala da URSS, fazendo um sutil comentário sobre o progresso futuro da mesma, o que Lobato e a maioria das pessoas da época não contavam, era com o fim dessa nação, após a morte e sucessão de Stalin no poder."
No vídeo abaixo, representação realizada por alunos do Colégio Padre Agostinho.
Por sorte minhas consultas resultaram numa ótima descoberta. Neste link, vários textos atuais pertinentes ao ensino de Geografia. Vale a pena dar uma navegada!
Conceição
quinta-feira, agosto 16, 2012
População - texto da aula de 15 de agosto
http://cordeirovereador.blogspot.com.br/
Nos últimos 500 anos, a história foi marcada por fortes movimentos migratórios, que exerceram grande influência na atual configuração da população de muitos países, bem como em suas economias, sociedades e cultura.
Mas, o que será que desencadeia uma onda migratória? Os motivos estão ligados à pobreza, crises econômicas, instabilidade política, catástrofes naturais, conflitos, perseguições e guerras.
Os países americanos foram povoados por imigrantes, pessoas que deixaram a terra natal para ir viver em outra, advindos principalmente da Europa, tais como irlandeses, ingleses, portugueses, espanhóis, franceses, alemães, escandinavos, que se fixaram no Novo Mundo. Também os negros africanos, embora obrigados a deixar a África, tiveram uma contribuição importante na composição da população americana.
No seculo XIX, as correntes migratórias de um país para outro ocorriam em larga escala e os entraves para alguém deixar o país e se fixar em outro normalmente não existiam. Os Estados Unidos, a Nova Zelândia e o Brasil são exemplos de países que receberam grande número de imigrantes.
No século XX essa situação de facilidade de transferência de população foi sendo modificada e diversos países colocaram barreiras à entrada de imigrantes. Isso se deu por diferentes motivos, entre os quais estão as crises econômicas e a diminuição da oferta de trabalho e de terras.
Fechar suas fronteiras aos imigrantes representa uma tentativa, por parte dos governos, de proteger sua população da concorrência da mão de obra estrangeira. Por outro lado, regimes autoritários como os regimes socialistas, impuseram restrições que evitavam a evasão de população.
Adaptado de: Geografia Geral e do Brasil - Editora Harbra - 2003 - São Paulo
Conceição
quarta-feira, agosto 15, 2012
Pesquisa bimestral - 7º ano - Galeão
http://inteligenciaecologica.blogspot.com.br/
Título: HotSpots Ambientais
HotSpots Brasileiros
Pesquisar na web ou em livros o conceito de HotSpots, quais suas características e como se distribuem pelo planeta. Mencionar os HostSpots Brasileiros. A pesquisa deverá obedecer a seguinte ordem:
- Capa
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão ou Resumo
- Apêndice (imagens) e
- Bibliografia
Orientações Gerais:
- Manuscrito em papel almaço ou folha de caderno;
- No máximo 3 alunos por pesquisa;
- Entregar até 03 de setembro de 2012.
Profª Conceição
Assinar:
Postagens (Atom)