domingo, fevereiro 26, 2012

Café chega ao Brasil no início do sec. XVIII


Crédito da imagem: http://asartesdabete.blogspot.com/2010/05/semana-do-cafe.html

Chegada ao Brasil

A passagem do café da Europa para a América ocorreu naturalmente, em questão de pouco tempo. Primeiramente os holandeses trouxeram sementes e mudas para suas colônias no Novo Continente, para aproveitar o clima, bastante apropriado ao cultivo.
O café começou, dessa forma, a florescer na América. Mas, seguindo um velho costume que vinha desde a época dos turcos, não se vendia café em grão para que não fosse plantado. Exatamente por isso a planta demorou um pouco para ser cultivada no Brasil. Entretanto, o governador do Pará, em 1.727, incumbiu Francisco de Mello Palheta, um oficial aventureiro luso-brasileiro, de – a pretexto de resolver, oficialmente, questões de fronteiras com os franceses da vizinha Guiana Francesa – trazer, algumas sementes da preciosa planta.

Palheta cumpriu à risca sua missão: tornou-se amigo íntimo da esposa do governador da Guiana Francesa, Madame Dorveliers e, com a cumplicidade da primeira dama, contrabandeou as primeiras sementes para o Brasil. Em pouco tempo, o café tornou-se o mais importante produto brasileiro, vindo a ser cultivado no sudeste e sul do país, estimulado pelo Vice-Marquês de Lavradio, que convenceu muitos fazendeiros a investir no produto.

Iniciou-se assim, por volta de 1.870 (quando as primeiras lavouras se estabeleceram no Vale do Paraíba – São Paulo), um dos principais ciclos econômicos da história do Brasil: o ciclo do café. Os fazendeiros se enriqueceram e muitos se tornaram tão poderosos que passaram a ser chamados de “Barões do Café”.

Nessa época, o café também chegou à Indonésia, ao Ceilão (atual Sri. Lanka) e à Índia para, mais tarde, invadir outros países asiáticos como a Tailândia, a China e as Filipinas. Nas Américas, alcançou ainda o México, sendo o Paraguai aparentemente o último país a cultivá-lo na América do Sul.

O café trouxe também muitas divisas para o Brasil e tornou o país conhecido internacionalmente. Atualmente, é cultivado em várias regiões brasileiras (sul de Minas Gerais, oeste de São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Rondônia). Em todas as suas etapas (produção, industrialização e comércio interno e externo) gera grandes receitas e milhões de empregos, direta e indiretamente. Para se ter uma idéia, trabalham apenas no agronegócio café do estado de São Paulo aproximadamente 500 mil pessoas. No Brasil inteiro, a cafeicultura gera cerca de 4 milhões de empregos e uma receita anual de R$ 4 bilhões.

O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos.

Originalmente publicado em http://www.cafefacil.com.br/blog/category/o-cafe/


Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...