quarta-feira, maio 30, 2012

A ação antrópica e os terremotos


Crédito da imagem: http://www.amambainoticias.com.br/mundo/japao-e-atingido-por-terremoto-de-6-2-graus

Excelente MATÉRIA publicada na Revista Conhecimento Prático Geografia. Das informações apresentadas, uma em especial me chamou a atenção : "A interferência do homem na natureza pode provocar sismos através de explosões nucleares, injeção de água e gás sob pressão no subsolo, extração de fluídos no subsolo, alívio de carga em minas a céu aberto e o enchimento de reservatórios artificiais ligados a barragens hidrelétricas. Esse último é o mais comum na atualidade."
Mais um item para ser acrescentado às ações antrópicas: as ações humanas provocam até terrremotos!

Conceição

Teatro para professores


Crédito da imagem: http://www.e-sergipe.com/noticias/festival-de-teatro-sergipano-o-espetaculo-vai-comecar/

OFICINA Técnicas de Teatro para Professores

O professor é um ator na sala de aula. Ele se prepara para uma aula assim como o ator se prepara para estar em cena.
A diferença é que a platéia está no teatro e os alunos, na escola.
Mas como puxar o foco para si e conquistar a atenção dos alunos, assim como os atores fazem com sua platéia?

A Oficina de Técnicas de Teatro para Professores tem o objetivo de levar aos professores a oportunidade de vivenciar um treinamento semelhante ao dos atores, através dos jogos teatrais. Capacitando os professores tanto na parte técnica, abordando questões como o uso correto da voz, quanto na parte pedagógica da profissão, para facilitar a comunicação com os alunos e despertar o interesse destes pelo conteúdo da aula.

A oficina é voltada para professores de qualquer disciplina do ensino fundamental, médio e superior, assim como para os demais profissionais da educação, como coordenadores e diretores.



Conceição

quarta-feira, maio 23, 2012

Etiqueta na web: comentários


Crédito da imagem: http://lizardacity.com.br/2011/06/24/comentarios/


Encontrei um endereço interessante dando orientações sobre a maneira adequada para deixar comentários de qualidade em blogs e sites. Alguns itens servem como um puxão de orelhas para aqueles que fazem uso do anonimato para criticar o trabalho e a opinião alheios. É um mini curso de etiqueta virtual. Espero que apreciem.

Conceição

terça-feira, maio 22, 2012

Objetivos do Milênio


Crédito da imagem: http://www.anapolis.go.gov.br/portal/prefeitura/programas/ver/objetivos-do-mil-nio

"Em setembro do ano 2000, durante a Cúpula do Milênio, 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) analisaram os maiores problemas mundiais e firmaram um pacto que ficou conhecido como a Declaração do Milênio. Trata-se de um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta, traduzido em oito metas– os 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamadas também de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – a serem alcançadas pelas nações até o ano de 2015.

Em resumo, os ODM pautam-se na ideia de que, juntos, podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país e o nosso mundo, transformando-os em lugares mais justos, solidários e melhores de se viver. Todos os oito objetivos, afinal, preveem resultados e indicadores precisos, atingíveis por meio de ações concretas dos governos e da sociedade na busca pela solução dos principais problemas da humanidade."

Pesquisando sobre o tema para trabalhar com os alunos, encontrei este quadro síntese que descreve os 8 objetivos e as 18 metas. Já nesta animação do IBGE, o personagem Paulinho explica detalhadamente sobre o 1º e o 4º objetivos.

Conceição

sexta-feira, maio 11, 2012

O Brasil dos desastres naturais

Urbanização descontrolada é maior responsável por tragédias no País, revela estudo.


Crédito da imagem: http://professorvalnir.blogspot.com.br/2012/03/encontro-de-municipios-discute.html

São bem terrenas as causas dos desastres naturais que se multiplicam no Brasil, revelam novas pesquisas. Após um 2011 de devastação na Serra na Fluminense, enchentes avassaladoras no Sul e no Sudeste e um início de 2012 com a pior seca em três décadas no Nordeste, não resta lugar para o mito de que este é um país imune aos desastres naturais. Na verdade, somos muito vulneráveis. Mas as mudanças climáticas que alteram padrões temperatura e chuva pelo planeta afora, não são as maiores culpadas pelo aumento de tragédias naturais no Brasil. A principal causa de perdas de vidas e bens é humana; é a urbanização galopante e mal planejada, como mostram dados apresentados ontem (8) na Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujo tema é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, num evento preparatório para a Rio+20.


Texto na íntegra em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=82324


Conceição

O desenvolvimento humano - Galeão - 9º ano


Crédito da imagem: http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2011/11/onu-brasil-classificado-como-pais-com.html

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

AS CONDIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

A geração de riqueza global tem sido acelerada nos últimos anos. Porém, a riqueza gerada tem se concentrado nas mãos de uma parcela muito pequena da população mundial. Alguns países, como Brasil, Índia ou África do Sul, possuem PIB elevado, mas a renda nacional é altamente concentrada, com uma pequena parcela da população ganhando muito e a maior parte com rendimento baixo. Isso também ocorre na maioria dos países pobres e em vários países ricos. Assim, há milhões de pessoas excluídas da riqueza produzida no mundo.
O desenvolvimento econômico não significa necessariamente progresso social. Por causa disso, na década de 1990, a ONU desenvolveu um critério para medir o desenvolvimento humano. O foco dessa classificação considera não apenas a estabilidade econômica e o crescimento do PIB, mas também a qualidade de vida da população. Esse cálculo é conhecido como ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).


O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

O IDH foi criado para medir o nível de desenvolvimento humano das nações, tomando como base três critérios: vida longa e saudável, acesso à educação e condições de vida condignas.
Tais critérios são medidos pela esperança de vida ao nascer (longevidade), pela alfabetização entre os adultos e pela escolarização combinada dos níveis de ensino primário, secundário e superior, juntamente com o Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
Uma fórmula pondera esses índices, e os valores obtidos variam de 0 a 1, sendo esse número considerado o desenvolvimento humano total.
Os países são, então, classificados conforme o IDH obtido. Até 0,499, O IDH é considerado baixo; entre 0,500 e 0,799, é considerado médio; índices maiores que 0,800 são considerados altos.

AS TRANSFORMAÇÕES NO IDH

Nos últimos anos, quase todas as regiões do mundo tem apresentado melhores índices no IDH. Países do sudeste e do sul da Ásia, como também os da Europa Central e da Comunidade de Estados Independentes (CEI, que abriga a Rússia e outras repúblicas da ex-União Soviética) apresentaram melhoras significativas. Isso, porém, não vale para os países da África Subsaariana, que têm índice de desenvolvimento praticamente estagnado desde a década de 1990. Uma devastadora epidemia de Aids assola o continente desde a década de 1980, e a falta de recursos econômicos são alguns dos fatores que impedem a melhoria do IDH naquela parte do mundo.
Uma das ações propostas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar ajudar a resolver essa situação é o perdão das dividas monetárias dos países mais pobres. Mas as previsões da ONU não são otimistas. Hoje, todos os países com IDH abaixo de 0,499, portanto baixo, situam-se na África Subsaariana e alguns deles teve um retrocesso no índice. Isso significa que a qualidade de vida nesses países piorou nos últimos tempos. E infelizmente, as possibilidades de melhoria em curto prazo são remotas.

Sabendo mais: O IDH brasileiro é calculado desde a década de 1940 e os dados para seu cálculo surgem de pesquisas nacionais realizadas por diversas instituições.

Algumas imagens para fixação do conteúdo.



Crédito da imagem: http://vamosentenderahistoria.blogspot.com.br/2012/04/os-africanos-antes-da-chegada-dos.html

Conceição

quinta-feira, maio 10, 2012

Canal Kids


Crédito da imagem: http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/tipos2.htm


Na divisão de geografia do Canal Kids encontramos explicações sobre os seguintes elementos geográficos: projeções cartográficas; população; meteorologia e tipos de mapas. Tudo do jeito que criança gosta, bem colorido e fácil de entender.

Conceição

quarta-feira, maio 02, 2012

Programa Livro Falado


Crédito da imagem: http://maurilioferreiralima.com.br/about/


Analu Palma, mestre em Teatro pela Universidade Federal do RJ, criou o PROGRAMA LIVRO FALADO, onde um ledor lê uma determinada obra e posteriormente a fala é gravada. O Projeto visa contemplar deficiente visuais, mas nada impede que pessoas sem problemas visuais também "ouçam os livros". É necessário fazer login para ter acesso ao maravilhoso acervo do Projeto.
Apreciem um trecho do depoimento de Analu Palma, em Ledore: "Este trabalho é fruto da união de muitas vozes fecundando as palavras adormecidas nas páginas dos livros. Gratidão eterna a estes heróis dos livros falados."

Conceição
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