quarta-feira, março 21, 2012

O mundo sem fronteiras - globalização

                                                                                                                                                                                       
Credito da imagem * http://marshallmcluhan.com/biography/


Para entender o processo de globalização, é preciso recorrer às transformações políticas e econômicas que marcaram o cenário mundial nas últimas décadas do século passado. Essas transformações estão ligadas principalmente ao processo de desenvolvimento do capitalismo que, a partir da segunda metade do século XX, passou por uma fase de grandes progressos científicos e tecnológicos, dando origem a uma verdadeira revolução tecnocientífica, também chamada Terceira Revolução Industrial.
Essa revolução, caracterizada pela integração cada vez maior entre ciência e produção, tornou a economia mundial mais dinâmica, competitiva e, ao mesmo tempo, mais interligada. Isso ocorreu porque os avanços tecnológicos melhoraram os serviços de comunicação e de transporte, tornando-os mais eficientes e fazendo com que as grandes distâncias deixassem de ser obstáculos para a integração entre os mais diversos lugares do planeta.
Tais acontecimentos, acompanhados pela decadência do socialismo no mundo, entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990, deram origem a uma nova fase da economia mundial marcada pela expansão e hegemonia do capitalismo em escala planetária.
Portanto, para muitos estudiosos, a globalização corresponde a essa fase mais avançada do capitalismo caracterizada pela crescente intensificação das trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países do mundo. Assim, ao mesmo tempo que a globalização vem intensificando as relações econômicas e comerciais entre os países, ela também tem promovido a integração cada vez mais efetiva do espaço geográfico mundial.
Essa integração, caracterizada pela aproximação cada vez maior entre povos e culturas dos mais diferentes países, levou o intelectual canadense Marxhall Mcluhan a afirmar, ainda na década de 1960, que o mundo estava se transformando em uma "aldeia global"; "Aldeia" no sentido de um lugar pequeno e conhecido e "global" porque esse lugar abrange o mundo inteiro.
A integração cada vez mais efetiva entre os espaços e os países do mundo, que caracteriza o processo de globalização presenciado por nós atualmente, tem se apoiado tanto no desenvolvimento tecnológico, como no caso das telecomunicações, quanto no crescente aumento do comércio internacional e no desenvolvimento dos meios de transporte.





Caravelas européias transportavam produtos valiosos da Ásia, da África e do Novo Mundo, para o enriquecimento dos comerciantes.




Crédito da imagem: http://www.consciencia.org/resumo-das-invasoes-holandesas



Modernos cargueiros levam centenas de contêineres pelos oceanos.O comércio internacional na atualidade distribui para o mundo produtos fabricados em qualquer lugar, unificando os padrões de consumo mundial, dissolvendo diferenças culturais entre os povos.





Crédito da imagem: http://www.pulsarimagens.com.br/details.php?tombo=02ZZ385&search=PA&ordem_foto=515&total_foto=6350





 Uma fibra ótica com espessura de um fio de cabelo, como esta ao lado, pode transmitir até 20 mil conversas telefônicas simultaneamente.


APRENDENDO ....

1) De acordo com o que já foi estudado, escreva um texto explicando o que você entendeu por globalização?
2) Porque podemos dizer que a globalização iniciou-se a partir das navegações dos séculos XV e XVI?
3) Podemos considerar o Porto de Santos como um local de abertura do Brasil para o mundo? Explique?
4)Como a Revolução Tecnológica acelerou o processo de globalização?

Bons estudos!!


Profª Conceição

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...