domingo, outubro 28, 2012

Guerrilhas e terrorismo

Alunos do 9º ano, conforme combinado, estou postando o final do texto sobre Terrorismo.

Apesar de ambas serem caracterizadas por ações violentas, assaltos e sequestros, as guerrilhas caracterizam-se por realizar ataques contra objetivos militares e alvos estratégicos, tentando ganhar a simpatia da população para sua causa. Já o terrorismo emprega o método inverso, intimidando e assassinando pessoas inocentes para alcançar seus objetivos. A partir dos anos 1990, duas novas formas de terrorismo surgiram, colocando a população mundial em alerta:

 - terrorismo doméstico nos EUA: ações praticadas sem nenhuma motivação política.
Ex.: Timothy McVeigh, sentindo-se prejudicado pelo governo, explodiu um prédio do governo federal, em 19 de abril de 1995, matando 168 pessoas.

- terrorismo internacional: as ações dos grupos fundamentalistas (qualquer grupo que enfatize obediência rigorosa a um conjunto de princípios básicos) islâmicos voltam-se contra a expansão e imprecisão de valores morais, políticos, sociais, econômicos e culturais do mundo ocidental. Tendo como referência a tradição religiosa, alguns grupos extremistas consideram os EUA um inimigo a ser destruído.

Conceição

domingo, outubro 21, 2012

EXTRATIVISMO

Querido aluno, estou postando a matéria que você pediu. Copie o texto sem as imagens.

SÍNTESE: EXTRATIVISMO

A mais antiga atividade econômica divide-se em  3 grupos:

1 - Extrativismo animal - consiste na caça ou pesca de animais para uso em atividades humanas ou para utilização de parte deles (carne, pele, óleos, ossos, chifres etc) na fabricação de vários produtos.
 A pesca é classificada como extrativismo animal. No Brasil, a atividade pesqueira é pouco significativa para a economia, mas fundamental para a sobrevivência de muitas pessoas. Podemos classificar a atividades pesqueira em:

a) de subsistência - realizada com técnicas rudimentares;
b) comercial - realizada com grandes embarcações e uso de tecnologia, como os sonares A maior parte da pesca comercial é feita na plataforma continental.

 
http://www.labec.com.br/biodigital/ambientes/plataforma-continental/


2 - Extrativismo mineral - consiste na retirada de produtos do solo ou do mar. Por meio do extrativismo mineral obtém-se importantes recursos como a bauxita (alumínio), o cobre, o estanho, o carvão mineral, o petróleo, o ouro, o urânio etc. Pode ser realizado de forma tradicional ou com equipamentos sofisticados, mão de obra qualificada e pesquisa.
Na imagem abaixo, extração de bauxita.


 http://educarmel.blogspot.com.br/2011/03/paises-mundo-afora-guiana.html

3 - Extrativismo vegetal - consiste na exploração de árvores para o aproveitamento da madeira, celulose, resinas, a  extração do látex para fazer borracha e a coleta de frutos nativos.
Em países ricos como o Canadá, toda a atividade de exploração florestal é planejada para diminujir os impactos ambientais. No Brasil, essa exploração ainda é uma atividade predatória. Muitos extrativistas retiram árvores e outras espécies vegetais e animais protegidas por lei.
Nas últimas décadas, algumas medidas foram tomadas para combater a degradação das florestas:

- criação de órgãos de fiscalização como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis);
- adoção de leis mais rigorosas, como a Lei de Crimes Ambientais, que prevê multas elevadas para quem desmatar, capturar espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, provocar incêndios, pescar na época de reprodução de peixes e outros;
- criação de reservas extrativistas, onde os recursos naturais devem ser explorados de forma a não prejudicar o meio ambiente.


http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=11&min=1340&orderby=dateA&show=10


Conceição

domingo, outubro 14, 2012

Feliz Dia dos Mestres

Imagens de Dia do Professor
http://imagens.us/datas/dia-do-professor/index.php?imagem=dia-do-professor%20%2818%29.gif&tag=novas



Oração do Professor 
http://clickeveja.com.br/oracoesdiversas.html#Professor

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar. Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho. Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém! 


Professor, seu dia é todos os dias, pois você forma para a vida! Um abraço especial a todos os meus colegas de profissão.


 Conceição

sábado, outubro 06, 2012

Para refletir, antes de votar!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...