domingo, outubro 30, 2011

Prova dos professores temporários


Crédito da imagem: http://demparanapanema.edunet.sp.gov.br/

Quero deixar registrada minha indignação neste processo.
Faltou organização. Segundo o edital, seria para chegar às 8:00 horas, porém os portões só foram abertos as 8:10 horas. Até aí, tudo bem.
Na sequência, enormes filha nos corredores, onde  fiscais mau preparados demoravam para encontrar o  nome na lista de presença.
Na sala em que fui colocada haviam 77 candidatos, até o momento em que contei, porque depois chegaram mais. E para piorar, somente dois fiscais por sala.
Caderno de questões de alguns candidatos misturados aos de outra sala. Aqueles que já estavam com os cadernos começaram antes dos outros, e se não tivéssemos reclamado....
Com toda esta confusão, sabe a que horas começou a prova? Na minha sala, às 9:17 horas! Quase uma hora de atraso. Sorte ter aceitado uma barrinha de cereais de uma colega para comer na saída.
O Estado cobra tanto dos professores, mas esquece  de fazer a sua parte e dar o exemplo.
E outro detalhe, o excesso de candidatos na sala e a falta de vigilância é propício para que alguns tirem vantagem em benefício próprio. Não posso provar o que escrevo, mas vi.
Lamentável .....

Conceição

quinta-feira, outubro 27, 2011

Revisão de geo


Crédito da imagem: http://geografiadoseculo21.blogspot.com/


Encontrei este site com vários temas de geografia. Alguns textos podem ser aproveitados para ensino fundamental II.

http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/geografia/

Conceição

Antropoceno, um novo período geológico?


Crédito da imagem: http://olhardepassaro.files.wordpress.com/2011/03/oxygen-cylinder-tree.gif

As eras geológicas são demarcadas pela constituição das rochas ou pela extinção/surgimento de espécies. Cada uma delas durou bilhões ou milhões de anos, de acordo com classificações elaboradas por estratigrafistas. O ser humano apareceu há 150 mil anos, conforme tabela geológica.
Desde que surgiu no planeta, o homem vem realizando modificações em sua estrutura. Com o advento da Revolução Industrial, por volta de 300 anos atrás, essas modificações vem se acelerando.
Em virtude disso, o Prêmio Nobel em Química de 1995, professor Paul J. Crutzen sugeriu que nomeássemos a época atual da tabela geológica de Antropoceno, pelo fato de os seres humanos serem considerados uma força geológica, tal a capacidade de exercer modificações em grande escala no planeta, na sua atmosfera e nos ecossistemas em geral.
É um vislumbre triste para nossa espécie, pois de criadora passou a destruidora. O IPCC indica que as intensas modificações que vem ocorrendo por conta da emissão de gás carbônico na atmosfera para sustentar nosso conforto estão destruindo o planeta. Os seres humanos vêm dizimando de forma vertiginosa os recursos naturais, como água, minérios, o solo e até o ar que respiramos.
Em outras palavras, a ordem não é o homem, mas o sistema de suporte de vida do nosso planeta. É o todo da vida, do qual nós fazemos parte. Nós somos parte do todo, e não gerenciadores do todo. É o resultado do coletivo das nossas ações que está nos destruindo, porque as nossas ações vão além dos limites que o mundo nos reservou.
O aumento da média da temperatura global ocasionada pelo desmatamento, a superpopulação, a extinção de espécies e os diversos tipos de poluição vem afetando sobremaneira a dinâmica do planeta. O homem vem lançando na atmosfera mais carbono que os vulcões e arrastando sedimentos com mais facilidade que os rios, os desabamentos e as enchentes. Dessa forma, precisamos reconhecer o homem como o principal causador destas destruições.
Diferente de outros tempos, hoje dispomos de dois aliados: a informação e a tecnologia. A informação é poderosa na medida em que ajuda a difundir por diversos meios sobre esses estragos e como minimizá-los, já que no meu entender reverter é impossível. A tecnologia permite pesquisar e implantar estratégias que permitam um ambiente mais sustentável para todos. É preciso uma tomada de consciência urgente, ou seremos os próximos seres extintos dessa tabela geológica.

Para saber mais: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2011/06/22/antropoceno-cientistas-proclamam-que-estamos-no-nascimento-de-uma-nova-era-geologica/

Conceição

terça-feira, outubro 25, 2011

Cruzadas geográficas


Posted by Picasa

Imagem da Web Picasa


Conceição

Bolero de ravel



Crédito da imagem: http://sonsepautas.blogspot.com/2011/01/ostinatos.html


Navegando, encontrei este vídeo de 2010 e não podia deixar de compartilhar. A apresentação vem precedida desta informação:

"Nesta semana, cerca de 1.500 presos filipinos voltaram às manchetes mundiais ao dançar novamente a coreografia “Thriller” imortalizada por Michael Jackson nos anos 1980. Mas o sucesso da homenagem ao rei do pop foi ofuscado por outra coreografia, exibida a cerca de 1.600 km de distância dali. Um grupo de 20 robozinhos dançava, em perfeita sincronia, o Bolero de Ravel. Os robôs participavam da Shangai World Expo 2010, na China, e iam para Singapura para participar do mundialde futebol de robôs.

Criados pela empresa francesa Aldebaran Robotics, os pequenos NAO pesam cerca de 4 kg, têm 58 cm de altura e uma liberdade de movimentos nos braços, pernas, quadris e pescoço jamais vista em robôs humanoides. A coreografia mostra bem isso. Os robôs NAO têm 25 graus de liberdade – um grau de liberdade é o movimento feito por uma única junta, por isso, eles são capazes de executar uma ampla variedade de movimentos, como andar, sentar, ficar de pé, dançar, evitar obstáculos, chutar, medir objetos, deitar, agachar…"


                         
             

Conceição

Vídeos educativos CPTEC-INPE

Crédito da imagem: http://www.citrosuco.com.br/fischer/fischer/sites/fischer/citrosuco/pomares/sitesassociados/sites.html


O site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos apresenta uma série de 36 vídeos educativos que abordam temas da climatologia, tais como: Mudanças Climáticas, El Niño - La Niña,  Solo, Sensoriamento Remoto e outros.
Cada vídeo dura em média 10 minutos. Ao abrir a página, na parte de baixo visualizará os dez vídeos mais acessados. Do lado direito, ao clicar sobre o tema verificará que ele é subdividido em vários assuntos. Poderá também baixar materiais educacionais sobre meio ambiente e mudanças globais.

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/


Conceição

Novo código florestal brasileiro

"Pode não parecer, mas o Código Florestal tem a ver com a qualidade de
vida de todos os brasileiros. Desde 1934, quando surgiu, o Código
parte do pressuposto de que a conservação das florestas e dos outros ecossistemas
naturais interessa a toda a sociedade. Afinal, são elas que garantem,
para todos nós, serviços ambientais básicos – como a produção de
água, a regulação do ciclo das chuvas e dos recursos hídricos, a proteção da
biodiversidade, a polinização, o controle de pragas, o controle do assoreamento
dos rios e o equilíbrio do clima – que sustentam a vida e a economia de todo o
país. Para entender a polêmica gerada em torno do Código Florestal, é preciso
voltar no tempo e recapitular como se deu o processo de ocupação do solo no
nosso país. Desde a chegada dos colonizadores ao Brasil, a natureza era vista
como uma fonte de recursos sem fim e as florestas não passavam de “obstáculos”
que impediam o avanço do desenvolvimento. Essa visão permanece até
hoje em algumas regiões do país: é mais barato queimar, degradar e procurar
outra área do que ficar e cuidar da terra e investir no aumento da produtividade."

Este link tirará todas as dúvidas que porventura ainda se tenha para entender sobre o novo código florestal. Texto didático e objetivo, podendo inclusive ser usado em sala de aula para esclarecer sobre esse tema polêmico da atualidade.


http://www.ipam.org.br/ipam/codigo-florestal-consequencias-da-reforma-da-nossa-legisla%C3%A7ao-ambiental


Conceição

sexta-feira, outubro 21, 2011

Catálogo de Projeções Cartográficas

O CSISS – Center for Spatially Integrated Social Science – da Universidade de Santa Bárbara (Califórnia, EUA) oferece, em seu site, um enorme catálogo de Projeções Cartográficas.
O objetivo desse grande catálogo on-line é apresentar uma vasta coleção histórica de projeções de mapas já publicadas. Atualmente, existem 324 Projeções Cartográficas em alta qualidade publicadas no site. Todos os arquivos estão em formato PDF, em preto e branco e podem ser impressos diretamente pelo navegador. Os arquivos ‘vetorizados’ podem ser importados em versões mais recentes do Corel Draw ou Adobe Illustrator para ser manipulado livremente.
Este projeto foi idealizado pelo Dr. Paul S. Anderson (Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Illinois – EUA) para fornecer projeções cartográficas à Mapoteca da universidade ou para ser baixado e utilizado em sala de aula.

Acesse o catálogo de projeções cartográficas por este link:

http://www.csiss.org/map-projections/index.html


Conceição

Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes

Este texto discute a questão da precarização do trabalho
docente, tendo como pano de fundo o conceito de profissão. São
trazidas contribuições de autores que se dedicam ao estudo da formação
e do trabalho docentes, especialmente as que focalizam os temas
da profissionalização do magistério, da identidade e socialização
profissionais, das competências, da profissionalidade, do profissionalismo,
do desenvolvimento profissional e do saber docente. Procuramos
relacionar esses temas com a situação do magistério em nosso
país, hoje, levando em conta a introdução das TIC, a parceria e a autonomia
do professorado.

http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616.pdf


Conceição

quinta-feira, outubro 20, 2011

Chuva ácida

Aos órfãos do Você Sabendo Mais, posto esta atividade que estava nos meus arquivos, preparada pela querida professora Elizabete.


Posted by Picasa

Conceição

terça-feira, outubro 18, 2011

Confederação Nacional dos Transportes - Mapas do Brasil

Este site apresenta mapas dos sistemas aeroviário, aquaviário, ferroviário e rodoviário do Brasil. Clique em cada um dos subitens e espere carregar a imagem. Excelente para as aulas de Cartografia ou para aprofundar o conceito de redes.

http://www.sistemacnt.org.br/informacoes/pesquisas/atlas/2006/apresentacao.asp

Conceição

Inverno demográfico

Posted by Picasa

Crédito da imagem: http://aveazul.blogspot.com/2008_09_01_archive.html

O inverno demográfico é o fenômeno em que não há a renovação de gerações, pois a taxa de fecundidade está abaixo do nível de renovação, que seria de 2,1 filhos por mulher em média, ou ainda, quando não existem crianças suficientes para substituir uma população em envelhecimento.  Ou também: o fenômeno é percebido quando a taxa de natalidade não se estabiliza e a taxa de mortalidade mantém-se em níveis baixos. Isso tem como conseqüência o envelhecimento da população. Vários fatores estão ocasionando o inverno demográfico: as pessoas estão casando em idade mais avançada, reduzindo a probabilidade de terem mais filhos; as mulheres estão tendo filhos mais tarde, para se dedicarem primeiro à carreira profissional; a ideologia individualista da atualidade não prioriza a família e há uma acentuada degradação das relações familiares e afetivas.É um fenômeno preocupante, pois uma das conseqüências do inverno demográfico é a redução das pessoas em idade produtiva. Ou seja, vai faltar capital humano para cuidar dos milhões de idosos e das poucas crianças que teremos num futuro não muito distante. Alguns autores sustentam que o inverno demográfico poderá fazer desaparecer várias nações, se este fenômeno não for urgentemente revertido.


Tema preocupante e urgente para ser trabalhado em sala de aula. Consulte o site citado e assista ao vídeo abaixo.

http://www.invernodemografico.org/




                     

Conceição

Lei de proteção ao professor

 

Crédito da imagem: http://interatividadeemsala.blogspot.com/2010/05/violencia-contra-o-professor.html

A Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) realizou audiência pública nesta segunda-feira (17/10/2011) para analisar projeto que define medidas de proteção para casos de violência contra professores no exercício de suas funções.
O PLS 191/2009 é do senador Paulo Paim (PT-RS), que também preside a CDH. O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), considera que a proposta dificulta a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ofereceu parecer contrário. Paim vai encaminhar as sugestões do debate ao relator e negociar um relatório alternativo favorável.

Ainda não foi desta vez, até quando vamos ficar esperando alguém fazer algo por nós?

Abaixo, a lei na integra e na sequência, um estudo realizado pela Doutora Tania Maria Scuro Mendes.

http://www.slideshare.net/italomalta/lei-de-proteo-do-professor


Conceição

domingo, outubro 16, 2011

Mapas anamórficos animados


Crédito da imagem: http://retorciendo.blogspot.com/2007/05/cambios-en-los-mapas.html


"Worldmapper é uma coleção de mapas do mundo, onde os territórios são redimensionados em cada mapa de acordo com o assunto de interesse. Este website contém 696 mapas, com informações associadas e arquivo 'poster' PDF. Cada mapa refere-se a um assunto particular. Clique no " Índice Miniatura ", que dá miniaturas dos mapas," Categorias Mapa ", que é classificada para ver a escolha, ou uma nova opção "Mapa AZ Index" , e visualizar um mapa e informações associadas. Há também um Mapa do Site e página de Ajuda," - Google Tradutor.

Este site apresenta vários mapas anamórficos, em várias categorias. Use o Google Tradutor para entender o site e escolher qual mapa consultar. Existem mapas animados, mas não consegui visualizar no meu computador.


http://www.worldmapper.org/index.html

Conceição

quarta-feira, outubro 12, 2011

Brinquedos de ontem e hoje


Imagem do arquivo pessoal


Que tal saber um pouco mais sobre a evolução dos brinquedos como forma de homenagear o Dia das Crianças!
Leia a reportagem em:

http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/veja-o-que-mudou-na-tecnologia-dos-brinquedos-desde-decada-de-1960.html

Conceição

terça-feira, outubro 11, 2011

Breve Introdução aos Conceitos Geográficos

Dentro da Geografia muitos conceitos, entendidos também como categorias de análise, são importantes para seus estudos, alguns deles mais antigos e outros mais recentes, que surgem em razão da necessidade de compreensão da complexidade do mundo atual. Os principais conceitos são: espaço, região, paisagem, território, territorialidade, redes e escalas geográficas. Neste trabalho busca-se uma breve compreensão desses conceitos e a discussão de sua importância para o estudo dos conteúdos geográficos escolares.

Como professores de Geografia, os conceitos geográficos são referenciais nas aulas. Este trabalho de Severina Sarah Lisboa fornece explicações bem detalhadas para aqueles que ainda ficam com dúvidas ao trabalhar tais conceitos.

Leia o texto completo em:
http://www.coluni.ufv.br/revista/docs/volume04/importanciaConceitosGeografia.pdf

BOA LEITURA!!

Conceição

O DIFÍCIL FACILITÁRIO DO VERBO OUVIR




Crédito da imagem: www.insightsdapsicologia.blogspot.com


Artur da Távola

Um dos maiores problemas de comunicação, tanto a de massas como a interpessoal, é o de como o receptor, ou seja, o outro, ouve o que o emissor, ou seja, a pessoa, falou.

Numa mesma cena de telenovela, notícia de telejornal ou num simples papo ou discussão, observo que a mesma frase permite diferentes níveis de entendimento

Na conversação dá-se o mesmo. Raras, raríssimas, são as pessoas que procuram ouvir exatamente o que a outra está dizendo.

Diante desse quadro venho desenvolvendo uma série de observações e, como ando bastante entusiasmado com a formulação delas, divido-as com o competente eleitorado que, por certo, me ajudará, passando-me as pesquisas que tenha a respeito.

Observe que:
1. Em geral o receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que o outro não está dizendo.
2. O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que quer ouvir.
3. O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que já escutara antes e coloca o que o outro está falando naquilo que se acostumou a ouvir.
4. O receptor não ouve o que o outro fala: ele ouve o que imagina que o outro ia falar.
5. Numa discussão, em geral, os discutidores não ouvem o que o outro está falando: eles ouvem quase que só o que estão pensando para dizer em seguida.
6. O receptor não ouve o que o outro fala: ouve o que gostaria ou de ouvir ou que o outro dissesse.
7. A pessoa não ouve o que a outra fala: ela apenas ouve o que está sentindo.
8. A pessoa não ouve o que a outra fala: ela ouve o que já pensava a respeito daquilo que a outra está falando.
9. A pessoa não ouve o que a outra está falando: ela retira da fala da outra apenas as partes que tenham a ver com ela e a emocionem, agradem ou molestem.
10. A pessoa não ouve o que a outra está falando: ouve o que confirme ou rejeite o seu próprio pensamento. Vale dizer, ela transforma o que a outra está falando em objeto de concordância ou discordância.
11. A pessoa não ouve o que a outra está falando: ouve o que possa se adaptar ao impulso do amor, raiva ou ódio que já sentia pela outra.
12. A pessoa não ouve o que a outra fala: ouve da fala dela apenas aqueles pontos que possam fazer sentido para as idéias e pontos de vista que, no momento, a estejam influenciando ou tocando mais diretamente.

Esses doze pontos mostram como é raro e difícil conversar. Como é raro e difícil se comunicar! O que há, em geral, ou são monólogos simultâneos trocados à guisa de conversa, ou são monólogos paralelos, à guisa de diálogo. O próprio diálogo pode haver sem que necessariamente haja comunicação. Pode até haver um conhecimento a dois, sem que, necessariamente, haja comunicação. Esta só se dá quando ambos os polos ouvem-se, não, é claro, no sentido material de”escutar”, mas no sentido de procurar compreender, em sua extensão e profundidade, o que o outro está dizendo.

Ouvir, portanto, é muito raro. É necessário limpar a mente de todos os ruídos e interferências do próprio pensamento durante a fala alheia.

Ouvir implica numa entrega ao outro, numa diluição nele. Daí a dificuldade de as pessoas inteligentes efetivamente ouvirem. A sua inteligência em funcionamento permanente, o seu hábito de pensar, avaliar, julgar e analisar tudo interfere como um ruído na plena recepção daquilo que o outro está falando.

Não é só a inteligência a atrapalhar a plena audiência.Outros elementos perturbam o ato de ouvir. Um deles é o mecanismo de defesa. Há pessoas que se defendem de ouvir o que as outras estão dizendo, por verdadeiro pavor inconsciente de se perderem de si mesmas. Elas precisam “não ouvir” porque “não ouvindo” livram-se da retificação dos próprios pontos de vista, da aceitação de realidades diferentes das próprias, de verdades idem e assim por diante. Livram-se do novo, que é saúde, mas as apavora. Não ouvir é, pois, um sólido mecanismo de defesa.

Ouvir é um grande desafio. Desafio de abertura interior; de impulso na direção do próximo, de comunhão com ele, de aceitação dele como é e como pensa. Ouvir é proeza. Ouvir é raridade. Ouvir é ato de sabedoria.

Depois que a pessoa aprende a ouvir, ela passa a fazer descobertas incríveis escondidas ou patentes em tudo aquilo que os outros estão dizendo a propósito de falar.

Conceição

O sentido da viagem

 
Posted by Picasa

Crédito da imagem: http://hgpenter.blogspot.com

Pesquisando sobre turismo, encontrei esta publicação do Instituto Romã:


Sentido da Viagem

Hoje em dia é possível viajar para qualquer parte do planeta. Regiões desérticas,
vales e montanhas mais escondidos da geografia são hoje acessíveis aos viajantes bem
dispostos. Vilarejos onde comunidades ainda vivem em seus costumes tradicionais podem ser visitadas.
Os meios de transporte e de comunicação tornaram possível não só o contato direto
com as mais variadas regiões como também possibilitaram a construção da própria idéia de planeta, isto é, a idéia de que todos nós – por mais diferentes que possamos ser, indivíduos e culturas – somos tripulantes dessa mesma espaçonave.
Viajantes sempre existiram: aventureiros que saíam em busca de novas terras, novos
recursos, novas experiências, novas trocas. No entanto, houve uma época na historia da humanidade em que as viagens se tornaram o meio a partir do qual toda a concepção de mundo vigente se transformou completamente: foi a época dos descobrimentos. Segundo Edgar Morin e Anne B. Kern(1), foi a partir de 1992 (?) que as jovens nações européias, ao partirem para a descoberta de novos territórios, suscitaram o que hoje chamamos de Era Planetária; suscitaram o que hoje chamamos de Tempos Modernos.
Esses novos tempos são marcados pela descoberta de que a Terra é só um planeta (e
não é mais o centro do cosmos, como se acreditava) e pela comunicação entre as diferentes partes desse planeta. As viagens provocaram, portanto, uma profunda transformação das visões de mundo das mais variadas civilizações então existentes. Nem a China nem a Índia – que na época eram as mais importantes civilizações do mundo – nem os impérios Inca e Azteca – que foram violentamente subjugados, apesar de serem muito mais desenvolvidos que as nações invasoras – deixaram de incorporar as profundas transformações trazidas pelo contato com os estrangeiros que abarcavam em suas terras.
Essa nova visão de mundo foi se expandindo pouco a pouco por todo o globo, ao
mesmo tempo em que a ciência e a técnica foram se tornando referências fundamentais dessa nova civilização. Hoje a sociedade moderna se vê de um lado globalizando as suas economias e suas culturas, e de outro lado totalmente compartimentalizada, dificultando a comunicação entre as partes que a formam. As infinitas possibilidades e interconexões convivem com a ausência de linguagem comum.
A devastação do planeta e o esgotamento dos recursos naturais são preocupações de
alguns setores, apesar de afetarem a todos. Os desequilíbrios sociais também afetam a todos: a violência, o stress, a miséria e a fome.
Há indícios que os desequilíbrios recentes são indicadores do final de uma era,
assim como aconteceu com tantas civilizações que ocuparam e se expandiram pelo planeta antes de nós. “(...) a crise que hoje estamos enfrentando não é uma crise qualquer, mas uma grande fase de transição, como as que ocorreram em ciclos anteriores da história humana. (...)
Eles podem ter sido menos de meia dúzia em toda a história da civilização ocidental, entre elas o surgimento da agricultura no Neolítico, a ascensão do cristianismo na época da queda do Império Romano e a transição da Idade Média para a Idade Científica (2)”.
Se as viagens foram tão importantes e estão na origem da construção dessa fase da
história que estamos encerrando, qual é agora o seu papel na fase atual de transição, construção de novos valores e na solidificação das bases desses novos tempos que hoje estão se delineando?
Tal como nas demais atividades humanas, o turismo hoje se desenvolve, a meu ver,
por dois diferentes caminhos:

a) a viagem convencional, em que o modelo de vida urbano é transferido para o
local visitado, transformando os espaços turísticos em áreas muito similares aos locais de origem dos visitantes. A multiplicação das facilidades para viajar, a garantia de segurança e de conforto, se de um lado possibilitou o contato com qualquer parte do mundo, de outro vem levando o visitante a uma experiência cada vez mais monótona, diluída e pré-fabricada.
Embebidos de sua própria cultura, espalham pelo globo sua experiência de dominação, de indiferença, de descompromisso. O viajante tem se tornado cada vez mais passivo, evita a experiência, o contato com manifestações pré-organizadas e sem autenticidade.
Essas características são observáveis em qualquer tipo de localidade turística, seja urbana, rural, e mesmo em áreas naturais.

b) a viagem encarada como uma oportunidade de vivência, que propicia transformações internas profundas nos indivíduos; ela propicia experiências novas por poder se colocar em confronto com o outro, vivenciar o incomum, reconhecer-se com a diferença, ampliando assim o conhecimento que cada um pode ter de si mesmo. São viagens que situam, acima de tudo, o respeito e o interesse por outras maneiras de pensar, fazendo com que essa diversidade seja a base para a aproximação de outros povos que vivem hoje sua vida à sua margem ou apesar de nós. É uma maneira de viajar que nos leva a refletir sobre as diferenças e que busca compreender os fundamentos dessa diferença.
Para finalizar, gostaria de enfatizar a importância do desenvolvimento desse segundo perfil de viagem, como base e um dos caminhos possíveis para a estruturação de uma sociedade mais harmônica e da vida com mais qualidade. Nessas experiências, a relação com o tempo e o espaço são recriadas e as relações com o diferente são transformadas de forma a fazer renascer o germe do respeito, do interesse e da preservação da dignidade tanto do visitante como do visitado. Se o que estamos buscando é modificar o paradigma de sociedade sob o qual hoje vivemos, é necessário proporcionar um processo de vivência onde essas transformações possam ser experimentadas tanto nas relações de cada um consigo mesmo, como nas experimentações no contato com o outro e com o meio que o cerca. Há um outro mundo a ser descoberto quando o percurso é feito com a intenção da busca, da experiência, e não da conquista e da dominação. Fazendo isso, seguimos o conselho de Michel Serres: (3)

"Parte, deixa o ninho para se enriquecer com os costumes de outros lugares, aí ouvir palavras nunca antes proferidas. Expõe o corpo ao vento e à chuva porque, para ser verdadeiramente educado, é preciso se expor ao outro, esposar a alteridade e renascer mestiço."


Fonte: “Sentido da viagem”, Arte e Ciência - Descoberta/Descobrimentos - Terra Brasilis/Elza Ajzenberg (coord.) São Paulo: ECA/USP, 1999, Volume II
Autora: Rita Mendonça

1 Edgar Morin e Anne Brigitte Kern, Terra Pátria, Barcelona: Kairós, 1993.
2 Frijot Capra, O Ponto de Mutação, São Paulo: Cultix, 1983.
3 Michel Serres, Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

Conceição

Iluminismo

Professor:
Antes de passar esta atividade, é necessário comentar ou talvez rever o contexto histórico e social que favoreceram o surgimento do Iluminismo (também chamado de Ilustração), bem como destacar suas contribuições para a atualidade.

 
Posted by Picasa

Conceição

domingo, outubro 09, 2011

Cartografia

No site http://www.cartografia.eng.br/index.php encontrei várias informações complementares sobre cartografia, como fotointerpretação, fotografia aérea, classificação de mapas, altimetria, blocos diagramas, relevo sombreado e outros conceitos cartográficos.
Apesar dos textos serem curtos e de fácil compreensão, alguns deles contém informações que todo aluno gostaria de conhecer e que não são encontradas nos livros didáticos.
Coloquei separadamente o endereço de cada uma das páginas que visitei:

http://www.cartografia.eng.br/artigos/naerog.php

http://www.cartografia.eng.br/artigos/ncartog.php

http://www.cartografia.eng.br/artigos/ntematicag.php

Conceição

sexta-feira, outubro 07, 2011

Exigências da FIFA para a copa de 2014 violam direitos do consunidor

Que absurdo ......

Lei Geral da Copa, encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional no mês passado, pode dar tantos poderes à Fifa (Federação Internacional de Futebol) que algumas das principais leis de proteção ao consumidor brasileiro serão colocadas na geladeira no mês em que acontecer o evento, programado para 2014.

O texto prevê uma série de medidas sobre os eventos esportivos internacionais vinculados à Copa do Mundo, como as responsabilidades da Fifa e da União em relação às competições e eventos paralelos, a proteção de símbolos oficiais protegidos, as punições para quem falsificar produtos licenciados e as regras sobre venda de ingressos.

Principal fornecedora de produtos da competição, a entidade pede a regulamentação de venda casada (quando alguém é obrigado a comprar um outro produto junto com o que realmente quer adquirir), a elevação da pena para quem for condenado por falsificar objetos com a marca oficial da Copa e ainda ameaça com punição quem desistir de ingressos comprados para os jogos.

A polêmica começou quando se descobriu que o projeto de lei e as exigências feitas pela Fifa entram em conflito com dispositivos já vigentes no Brasil, como o direito à meia-entrada, o Código de Defesa do Consumidor, os Estatutos do Idoso e do Torcedor e leis adotadas por alguns Estados para questões específicas, como a venda de bebidas alcoólicas.

A organização presidida pelo suíço Joseph Blatter já disse, por exemplo, que não quer que estudantes e idosos tenham direito a pagar meia-entrada para assistir às partidas. Além disso, não abre mão da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o que é proibido por leis estaduais, e pretende elevar a pena para quem piratear produtos esportivos. (Interessante notar que só há uma marca de cerveja patrocinando a Copa 2014)

Acontece que o maior fornecedor desses produtos é a própria Fifa, que também faz a intermediação da maioria das relações comerciais nos jogos. De acordo com o advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor),Guilherme Varella, se aprovada, a lei fará da entidade uma “superfornecedora”.

- A Fifa tem exclusividade na venda de todos os produtos e serviços cuja marca seja a Copa do Mundo, desde a negociação de transmissão das imagens até a venda de ingressos e de produtos básicos, como camisetas e canecas.

Ele diz que, como fornecedora, a Fifa deveria se sujeitar à legislação brasileira.

- A Fifa não pode ser uma exceção sob o pretexto da excepcionalidade do evento. A Lei da Copa permite que ela entre no território nacional como uma superfornecedora. Nenhum outro fornecedor terá as mesmas condições durante o torneio.

Cadeia

Mas esses não são os únicos privilégios que a entidade exige. No artigo 33, inciso III, a Lei Geral da Copa diz que a Fifa poderá estabelecer uma “cláusula penal” caso um torcedor queira desistir do ingresso “após a confirmação de que o pedido do ingresso foi aceito ou após o pagamento do valor do ingresso”. Para valer, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso e depois sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Varella afirma que, na prática, o brasileiro – que hoje tem o direito de desistir de uma compra em até sete dias – poderá ser multado e, no limite, até condenado à prisão.

- A cláusula diz que, se o consumidor desistir do ingresso, ele receberá uma multa que, se não for paga, pode se converter em uma pena que deverá ser cumprida na cadeia.

A Fifa também quer subir a pena para quem piratear seus produtos: de um a três meses para um a três anos de prisão.

- Eles se preocupam com a pirataria, mas tem preocupação quase nula com o consumidor. A Fifa atropela as leis nacionais. Em nenhum momento se fala em seus deveres e responsabilidades, mas ela responsabiliza o Brasil por eventuais problemas. É uma relação desequilibrada. Esses superpoderes eliminam a reparação aos torcedores.

Com a lei, a Fifa poderá até fazer a chamada “venda casada”, quando obriga alguém a comprar um produto para adquirir o que realmente quer.

- Eles vão poder, por exemplo, só vender para o torcedor um jogo entre Brasil e Argentina se ele também comprar o pacote que vai ter a passagem de avião e o hotel perto do estádio. Isso é proibido pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

A coordenadora institucional da ProTeste, Maria Inês Dolci, diz que a Lei Geral vai colocar por terra pelos menos 20 anos de lutas sociais.

- Estamos colocando em risco 20 anos de trabalho intensivo da sociedade que se organizou no Brasil. Não é fácil um país como o nosso ter um Estatuto do Idoso, um Código de Defesa do Consumidor.

Para incluir a sociedade na discussão, a entidade colocou uma petição em seu site (www.proteste.org.br) para que os brasileiros peçam mudanças no projeto. Esse abaixo assinado será entregue ao governo federal e ao Congresso.


- Temos de mostrar às autoridades brasileiras que é uma grande ameaça ter esses direitos revogados. Os direitos do consumidor não devem acabar com a Copa.

É o que pensa o senador Randolfe Rodrigues, responsável por um requerimento propondo um debate da Lei Geral da Copa no Congresso.

- A Fifa inclui uma cláusula penal para quem utilizar as marcas “Copa do Mundo”, “Brasil 2014” e “Mundial de Futebol”. Quem fizer uma pintura dessas na parede pode ficar preso de 1 a 3 meses.

- É uma legislação imposta por uma entidade estrangeira que revoga 14 dispositivos do Estatuto do Torcedor e retira direitos já conquistados. Nem a ditadura fez isso. Até ela tinha uma ordem institucional que seguia. Rasgar a Constituição é um preço muito alto pela Copa do Mundo. http://blogdorandolfe.com.br/exigencias-da-fifa-violam-direitos-do-consumidor/

Saiba mais em: http://correiodesantamaria.com.br/?p=27416


Conceição
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...