sexta-feira, julho 29, 2011

Cidades antigas do passado no presente

Crédito da imagem:  Wikipédia


Cirene foi uma antiga colônia grega, que juntamente com mais quatro (são elas: Berenice, Arsinoë, Apollonia e Ptolemais), formaram a região da Cirenaica, na porção oriental da Líbia, no norte da África.
            Fundada no século VII a.C., mais precisamente em 630 a.C., por colonos gregos dóricos vindos de Tera (atual Santorini), Cirene ou Cirena foi a mais importante cidade daquela região.
            Por situar-se em um vale fértil, a 27 Km do mar, com uma elevação de 610m,  foi uma cidade próspera e estabeleceu relações comerciais com várias cidades gregas. Seus recursos econômicos provinham da produção e comercialização de azeite, centeio e sílfio, uma planta aromática que foi colhida até a sua extinção e que ilustrava a maioria das moedas de Cirene. Sua população era dividida em: cidadãos, fazendeiros, estrangeiros residentes e judeus.
Batizada em homenagem à fonte Kyre, que os gregos consagraram à Apolo, Cirene foi sede da escola de filosofia fundada por Aristipo, discípulo de Sócrates, no século III a.C. Os seguintes personagens: Simão de Cirene (que ajudou Jesus a carregar a cruz), o matemático e geógrafo Eratóstenes (inventor do calendário e das palavras filósofo e geografia) e Teodoro (geômetra) nasceram em Cirene.   
Durante o período grego, Cirene prosperou sob a dinastia Batíada, cujo fundador foi Aristóteles Batos. Em 460 a.C., tornou-se uma república.
Ela foi governada por Ofelas, general que ocupou a cidade em nome de Ptolomeu I Sóter, após a morte de Alexandre, o Grande (323 a.C.). Posteriormente, o rei Magas fez aliança com seu sogro para invadir o Egito, porém a invasão foi mal sucedida e em 250 a.C., a Cirenaica passou para o Império Ptolemaico. Em 96 a.C., passou para o domínio romano, formalizando o território em província romana em 74 (ou 67) a.C.
Permaneceu como importante centro comercial até 262 d.C.,  quando foi atingida por um terremoto. O imperador Cláudio, o Gótico, restaurou Cirene e mudou seu nome para Cláudiopolis. Porém, sua economia sofre o golpe de misericórdia com o abalo sísmico de 365 d.C. Em 643, foi conquistada pelos árabes, mas era uma cidade deserta e sem chances de recuperação.
Atualmente, as ruínas de Cirene encontram-se na cidade de Shahhat, na Líbia.








Obs.: Texto de minha autoria

terça-feira, julho 26, 2011

SANTO ANDRÉ E SEU PARQUE INDUSTRIAL

Esta atividade foi apresentada na disciplina de geografia industrial, quando estava fazendo o curso de Geografia. Achei interessante compartilhá-la, pois apresenta uma descrição bem detalhada da minha cidade.


1) Nome do município e localização geográfica.
Santo André está localizada a 18 Km de São Paulo, na região do ABC. Com uma área de 175 Km², é uma das cidades mais antigas do país.
Acolhe em seu território, neste ano, uma população de 673.396 habitantes. Com uma densidade demográfica de 3.816,52 habitantes por Km², Santo André está a 760 mts acima do nível do mar e possui um IDH de 0,835.
Suas coordenadas geográficas são: 23°39’50” S  e  46°32’16” O. O seu clima é predominantemente subtropical.  O fuso horári
o é UTC-3.
2) Pesquise o tipo de indústria existente no seu município.
Santo André começou a se destacar na área industrial na década de 50. As indústrias de autopeças surgiram para atender a demanda dos setores automobilísticos, metalúrgico e mecânico. Isso só foi possível com investimentos estatais e inserção do capital estrangeiro. Dentre as indústrias automobilísticas mais relevantes citamos: Wolkswagen, Ford, Mercedes Benz e General Motors.
A partir dos anos 80, especialmente a partir da segunda metade, com a abertura política e o incremento do processo de globalização, as indústrias começaram a adotar outras estratégias visando sua manutenção no sistema e com isso começaram a migrar para outras regiões.

segunda-feira, julho 25, 2011

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO



Crédito da imagem: Arquivo Público do Estado de SP

Olá!

Estava assistindo TV e um jornalista citou um site que me chamou a atenção. Corri no PC e fui pesquisar.
Vale a pena dar uma navegada em todo o site, pois tem um material excelente para trabalhar atividades de história com documentos manuscritos. Ainda não vi nada parecido na rede. Imperdível mesmo ....
Aí vai o link:

Na volta às aulas, pretendo utilizar algumas dessas atividades pedagógicas propostas com os alunos do 6º  ano.

Conceição

Você é o que deseja ser

Crédito da imagem:Twitfoto.org

  

Recebi esta mensagem via e-mail e espero que apreciem seus ensinamentos.

Você é o que deseja ser

João era um importante empresário. Morava em um apartamento de cobertura, na zona nobre da cidade.

Ao sair pela manhã, deu um longo beijo em sua amada, fez sua oração matinal de agradecimento a Deus pela sua vida, seu trabalho e suas realizações.

Tomou café com a esposa e os filhos e os deixou no colégio. Dirigiu-se a uma das suas empresas.

Cumprimentou todos os funcionários com um sorriso. Ele tinha inúmeros contratos para assinar, decisões a tomar, reuniões com vários departamentos, contatos com fornecedores e clientes.

Por isso, a primeira coisa que falou para sua secretária, foi: calma, vamos fazer uma coisa de cada vez, sem stress.

Ao chegar a hora do almoço, foi curtir a família. À tarde, soube que o faturamento do mês superara os objetivos e mandou anunciar a todos os funcionários uma gratificação salarial.

Graças a sua calma e otimismo, conseguiu resolver tudo, apesar da agenda cheia. Como era sexta-feira, João foi ao super mercado, voltou para casa, saiu com a família para jantar.

Depois, foi dar uma palestra para estudantes, sobre motivação.

Enquanto isso, Mário em um bairro pobre de outra capital, como fazia todas as sextas-feiras, foi ao bar jogar e beber.

Estava desempregado e, naquele dia, recusara uma vaga como auxiliar de mecânico, por não gostar do tipo de trabalho.

Mário não tinha filhos, nem esposa. A terceira companheira partira, cansada de ser espancada e viver com um inútil.

Ele morava de favor, num quarto muito sujo, em um porão. Naquele dia, bebeu, criou confusão, foi expulso do bar e o mecânico que lhe havia oferecido a vaga em sua oficina, o encontrou estirado na calçada.

Levou-o para casa e depois de passado o efeito da bebedeira, lhe perguntou por que ele era assim: sou um desgraçado, falou. Meu pai era assim. Bebia e batia em minha mãe.

Eu tinha um irmão gêmeo que, como eu, saiu de casa depois que nossa mãe morreu. Ele se chamava João. Nunca mais o vi. Deve estar vivendo desta mesma forma.

Na outra capital, João terminou a palestra e foi entrevistado por um dos alunos: por favor, diga-nos, o que fez com que o senhor se tornasse um grande empresário e um grande ser humano?

Emocionado, João respondeu: devo tudo à minha família. Meu pai foi um péssimo exemplo. Ele bebia, batia em minha mãe, não parava em emprego algum.

Quando minha mãe morreu, saí de casa, decidido que não seria aquela vida que queria para mim e minha futura família. Tinha um irmão gêmeo, Mário, que também saiu de casa no mesmo dia. Nunca mais o vi. Deve estar vivendo desta mesma forma.

* * *

O que aconteceu com você até agora, não é o que vai definir o seu futuro, e sim a maneira como você vai reagir a tudo que lhe aconteceu.

Não lamente o seu passado. Construa você mesmo o seu presente e o seu futuro.

Aprenda com seus erros e com os erros dos outros.

O que aconteceu é o que menos importa. Já passou.

O que realmente importa é o que você vai fazer com o que vai acontecer.

E esta é uma decisão somente sua. Você decide o seu dia de amanhã. De tristeza ou de felicidade. De coisas positivas ou de amargura e desgraças.

Pense nisso, mas pense agora!

sexta-feira, julho 22, 2011

BOAS VINDAS!

Crédito da imagem: matemática-na-veia.blogspot


Olá a todos!

Este blog pretende abordar assuntos pertinentes às áreas de geografia, história e assuntos gerais.
Sintam-se à vontade para explorá-lo, divulgá-lo e utilizar os recursos nele disponíveis.
Todas as imagens e textos aqui utilizados serão identificados.
Os materiais produzidos pela autora do blog poderão ser utilizados para uso pedagógico, não sendo permitido a reprodução para outros fins.
Boa leitura a todos!

Conceição
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...